1. Cauda
Haverá algo mais fofo do que ver o nosso cão feliz a abanar a sua cauda? Duvido! De facto, é bem sabido que uma cauda levantada e a abanar é sinónimo de felicidade. Por outro lado, uma cauda escondida entre as patinhas traseiras é sinal de medo. Quando a cauda está esticada e dirigida para trás, significa curiosidade ou insegurança.
2. Orelhas
Se o seu cão apresentar as orelhas levantadas e inclinadas para a frente, significa que está a prestar atenção ao que lhe está a dizer. Quando as orelhas estão dirigidas para trás, é sinónimo de medo. Se o seu patudo estiver indeciso, as suas orelhas vão movimentar-se para a frente e para trás.
3. Olhos
Costuma-se dizer que os olhos são o espelho da alma. Pois bem, isso aplica-se também aos nossos cães. Um cão feliz e tranquilo vai apresentar um tamanho de pupilas normal, pálpebras relaxadas e músculos faciais distendidos. Por outro lado, um cão assustado terá os olhos muito abertos, com as pupilas dilatadas e os músculos faciais tensos.
4. Boca e dentes
Quando estamos perante um cão que apresenta os lábios retraídos e tensos em redor da sua boca, com exposição dos seus dentes, devemos ter cuidado porque esse animal está a avisar-nos que se sente desconfortável e pode, por isso, atacar. Nessas situações, o ideal será dar espaço ao cachorro e esperar que este se acalme antes de iniciar uma nova interação.
5. Braquicéfalos e a sua “poker face”
É mais difícil interpretar as raças braquicefálicas (bulldogs, pugs, boxers, etc), uma vez que a sua face está sempre enrugada (mesmo quando estão felizes!) e têm uma capacidade limitada de comunicar através de expressões faciais devido à conformação do seu crânio. Relativamente a estes patudos, devemos prestar mais atenção à sua postura, posição da cauda e das orelhas, para conseguirmos entendê-los.
Sara Alves
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.