O que é um macroelemento?
Os macroelementos são substâncias essenciais para a vida, isto é, necessitam de estar em quantidades satisfatórias no organismo dos animais para eles serem saudáveis. O magnésio é um deles e intervém em variadas funções fundamentais!
Quais as funções do magnésio nos cães?
O magnésio está envolvido em mais de 300 processos metabólicos, sendo imprescindível no metabolismo do cálcio, vitamina C, fósforo, sódio e potássio.
É um elemento que participa no processo de formação de matriz óssea, regulando a saída e entrada de cálcio, contribuindo dessa forma para o fortalecimento dos ossos. Além disso, permite a ativação da vitamina D, importante para a absorção de cálcio pelos ossos.
A sua ação promove efeito analgésico natural, auxiliando no controlo de dor e recuperação muscular. Dessa forma, permite aumentar o desempenho físico dos animais e promover o seu bem-estar.
O magnésio é importante para um funcionamento saudável do sistema nervoso e pode ajudar na recuperação de lesões ou transtornos nervosos, e melhorar a função cognitiva.
O sistema cardiovascular é também bastante influenciado por este macroelemento, que reduz o risco de doenças cardiovasculares e fortalece a saúde do coração.
Outra utilidade deste macroelemento, resume-se ao facto de baixar os níveis de stress nos cães. Sabe-se que quanto maior a ansiedade e stress nos nossos amigos de 4 patas, menor é a concentração de magnésio no sangue, pois maior é a sua perda.
Como podemos administrar magnésio aos cães?
Encontra-se distribuído em vários alimentos, mas pode ser administrado sob a forma de suplementos, nos casos em que não se consegue suprir as suas necessidades diárias através da ingestão alimentar.
Existem riscos da suplementação com magnésio nos cães?
O magnésio, como qualquer outro suplemento, só deve ser administrado sob indicação Médico Veterinária. O estado clínico do seu patudo deve ser avaliado e alguns exames complementares podem ser necessários antes de iniciar a suplementação. É importante respeitar a dosagem indicada pelo Médico Veterinário, pois pode variar mediante cada animal ou situação. Estas dicas permitem evitar casos de concentrações excessivas de magnésio no sangue (hipermagnesémia). Em casos normais, os rins são responsáveis por eliminar a dose de magnésio em excesso, contudo nos casos em que os cães sofrem de doenças renais ou azotémia pós-renal, essa capacidade pode estar comprometida.
Níveis elevados de magnésio no sangue afetam a transmissão nervosa, reduzindo as respostas neurológicas. Além do sistema nervoso, as consequências manifestam-se ainda a nível muscular e cardiovascular.
Helena Ferreira
Médica veterinária de Animais de companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.