Qual a dieta indicada para cachorros com anemia? A dieta pode, sem dúvida, complementar o tratamento desta condição clinica.
O que é a anemia?
A anemia é uma condição clínica que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais.
Existem no nosso sangue três tipos fundamentais de células:
- os glóbulos vermelhos,
- os glóbulos brancos e
- as plaquetas.
Todas estas células são formadas na medula óssea.
Todas estas células apresentam diferentes funções: As plaquetas têm um papel imprescindível para a coagulação. Os glóbulos brancos são agentes do sistema imunitário e ajudam no combate a infeções.
Por sua vez, os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, que transporta oxigénio a partir dos pulmões para todo o corpo e, inversamente, transporta dióxido de carbono a partir dos tecidos para ser eliminado pelos pulmões.
Na anemia, os glóbulos vermelhos deixam de ser capazes de distribuir oxigénio ao organismo de forma eficaz.
Quais as causas da anemia?
A anemia pode ter variadas causas. É indispensável, a correta identificação da causa da condição para controlar os seus sintomas. Mas a dieta pode ser um factor importante na recuperação do estado anémico nos nossos patudos. Especialmente quando a causa é nutricional.
Qual a dieta ideal para cachorros com anemia?
Para que se possam produzir glóbulos vermelhos e hemoglobina, o organismo necessita de ferro, vitamina B12, folatos e outros nutrientes que obtém através da dieta.
Por isso, numa anemia pode ser muito benéfico aumentar a ingestão de ferro, proteínas e vitamina B12. Portanto, durante o período da doença é provável que tenha que adicionar comida cozinhada ou suplementos alimentares, sempre sob recomendação e orientação do seu médico veterinário!
Aconselha-se que escolha sempre uma alimentação adequada e personalizada ao seu cão.
Quais os alimentos que podem ser indicados na dieta de um cachorro com anemia?
- Amêijoas e berbigões: podem ser indicados por conterem altos níveis de ferro
- Fígado de vaca: possui grandes quantidades de proteína, ferro, vitamina B12.
- Vitamina C: A vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro ingerido pelos outros alimentos.
- Salmão ou sardinha: São ricos em ferro e, além disso, os cães adoram-nos. A propósito, também pode tentar dar-lhe diretamente óleo de salmão, é rico em ómega 3 e muito benéfico para o seu metabolismo, sistema imunitário, articulações…
- Rins de porco, coração de vitela e outras miudezas: Destaca-se especialmente pela sua grande contribuição de vitaminas do complexo B.
- Ovos: Não só são ricos em proteínas, como também são uma fonte natural de vitamina B12.
Não se esqueça, informe-se junto do se médico veterinário que o saberá aconselhar e adaptar caso a caso.
Helena Ferreira
Médica Veterinária