O que são cães de guarda?
Por definição, cães de guarda são aqueles cuja função é exatamente a de guardar/vigiar um determinado território, pessoa ou animal. Este instinto de proteção foi herdado do seu ancestral comum: o lobo!
Embora todos os cães sejam descendentes do lobo e todos eles tenham um instinto protetor, quando pensamos em “cães de guarda” somos automaticamente remetidos para cães com um determinado porte e com determinadas características, como a robustez e poder de mandíbula. Contudo não nos devemos esquecer que todos os patudos são igualmente capazes de desempenhar esta função.
Quais as 10 raças de cães de guarda mais comuns?
1. Doberman
É um cão muito leal e bastante inteligente. É protetor do seu tutor e família, no entanto a educação deve ser firme porque o seu comportamento pode tender para o agressivo, podendo tornar-se perigoso. Devemos controlar o seu domínio quando ele se tenta impor, de forma a manter o seu carácter equilibrado e evitar comportamentos indesejados.
2. Cão Serra da Estrela
Raça portuguesa, dócil e brincalhona com a família, mas muito desconfiada com estranhos. Deve ser socializada desde cedo, para evitar constrangimentos decorrentes do seu instinto territorial.
3. Rottweiller
São cães muito poderosos e imponentes, com um instinto de proteção muito vincado, o que pode ser um problema perante estranhos. É uma raça muito utilizada em trabalho (ex: cães polícia, cães de resgate ou de guarda). É considerada uma raça potencialmente perigosa.
Encontre aqui ração personalizada para o seu Rottweiller.
4. Pastor Alemão
Cães utilizados para trabalho, sobretudo guarda e polícia. Muito inteligentes, aprendem com bastante facilidade tudo o que lhes é ensinado. Por isso, quanto mais cedo a socialização e os treinos tiverem início, melhores serão os resultados. Podem ser muito territoriais e protetores com o seu seio familiar, tornando-se perigosos com estranhos.
Encontre aqui ração personalizada para Pastor Alemão.
5. Pastor Belga
Uma raça conhecida por ser bastante ativa, ágil e leal, com instinto protetor e territorial acima da média. Requer um treino firme, tal como outras raças de cães de guarda, e socialização precoce. Os cães desta raça podem tornar-se numa ótima companhia, se se criarem condições para tal. A sua inteligência e astúcia fazem com que, por um lado, aprendam com facilidade mas que, por outro, se aborreçam rapidamente se não forem devidamente estimulados. Os seus tutores, além de firmes e exigentes, devem encontrar um equilíbrio de forma a eles se sentirem bem e menos ansiosos.
6. Pitbull Terrier
Raça considerada potencialmente perigosa em Portugal, exigindo regulamentação especial. São cães de porte médio, mas com um poder de mandíbula fortíssimo! Utilizados outrora em lutas contra touros e combates entre cães, desenvolveram bastante a sua musculatura, sendo exemplares muito fortes e robustos. Embora sejam inteligentes, meigos e leais com o seu tutor, a sua educação precoce não deve ser negligenciada a fim de evitar desequilíbrios.
Encontre aqui ração personalizada para Pitbull.
7. Fila Brasileiro
Estes cães têm uma personalidade muito forte, pelo que requerem uma socialização exigente e precoce. Contudo é prudente manter uma distância segura com outros animais e visitas, pois podem considerá-los ameaças. O seu instinto de proteção torna-os excelentes cães de guarda, mas a sua teimosia pode dificultar o seu treino. Assim, procuram tutores exigentes, firmes e cuidadosos.
8. Cane Corso
São cães muito desconfiados com estranhos, que exigem uma socialização precoce. Contudo, são muito leais e sociáveis com os seus tutores. Extremamente teimosos e inteligentes, requerem um treino firme e experiente, de forma a evitar situações indesejadas.
9. Rafeiro Alentejano
Também conhecido como Mastiff Português, é um cão muito dócil mas também bastante territorial. Pode tornar-se agressivo perante estranhos que invadam o seu território. São cães independentes, embora apreciem a companhia do seu tutor, podendo tornar-se em companhias de excelência para a sua família.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
10. Mastim Inglês
Os cães desta raça são exemplares gigantes, mas muito ternurentos para a sua família. Têm um gosto especial por crianças e um forte instinto de proteção. Como outros cães de guarda, devem ser treinados e socializados desde cedo.
Resta alertar que algumas das raças citadas podem ser consideradas perigosas ou potencialmente perigosas.
Ana Matias
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.