O meu cão coça-se muito. Terá dermatite canina?

O meu cão coça-se muito. Terá dermatite canina?

Como identificar dermatite no seu cão?

A presença de eritema (pele vermelha), alopécia (falta de pelo), crostas, pápulas (bolhas) e pústulas (pus) são os achados clínicos mais frequentes.

Quais as principais causas de dermatite?

Existem várias causas passíveis de provocar dermatites. As mais frequentes são as causas pruriginosas (que dão comichão):

Neste tipo de causas o principal objetivo é retirar o prurido, de forma a travar a auto-agressão à pele.

O que fazer?

O primeiro passo é sempre confirmar que o animal tem a desparasitação contra os parasitas externos (através da utilização de coleira, de pipeta ou de comprimido oral) em dia. Pode ser feita uma desinfeção tópica da dermatite. Convém evitar a passagem de produtos na pele irritada. Podem ser dados banhos com champôs específicos para prolemas dermatológicos.

Contudo, o ideal é que o animal seja visto pelo médico veterinário.

Que cuidados deve ter

Os cuidados a ter irão depender bastante do tipo de problema em questão. Contudo existem alguns cuidados que devem ser tidos sempre em conta em algumas das patologias causadoras de dermatites:

  • Desinfetar a casa e os locais onde o animal passa mais tempo é importante (isto porque há muitos cães que fazem alergias dermatológicas aos ácaros do pó!). Caso sejam observadas pulgas no animal, para além da desparasitação do cão, convém juntar à desinfeção da casa um produto próprio para matar as pulgas no ambiente;
  • Evitar que o cão contacte com produtos tóxicos ou plantas;
  • Evitar que o animal ingira comida fora da ração habitual, até ser diagnosticada a causa da dermatite. Escolher uma alimentação natural ou uma ração sem cereais pode ajudar: aconselhe-se com o médico veterinário.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply