O meu cão esconde a comida: porquê?

Se o seu cão esconde a comida, não se preocupe pois não está doente. Este comportamento é perfeitamente normal e está associado ao seu instinto.

Como sabemos, o cão foi domesticado, mas ainda mantém alguns comportamentos semelhantes ao seu ancestral (o lobo). Estes quando caçam, ficam com uma grande quantidade de comida disponível. Acabam assim por não conseguir ingerir de uma só vez e enterram no solo para que possam comer depois.

Há cães com esse instinto mais marcado do que outros. O facto de terem muita comida disponível, pode fazer com que a escondam, tal como os seus antepassados. Também o facto de não haver uma alimentação equilibrada e rotinas de refeição pode levar a um intensificar do comportamento de esconder comida.

E se o cão esconder mais para além da comida?

A comida é vista pelo cão como um recurso. A zona de descanso, os brinquedos e o próprio tutor, são outros recursos do cão. Tal como o instinto, há cães com uma forte tendência para a guarda de recursos.

Assim, estes cães vão ter tendência a bloquear o acesso à comida (habitual ou extras), esconder ou fugir com os brinquedos. Podem mesmo rosnar ou tentar morder quando são incomodados na sua zona de descanso, etc.

Se este é o caso do seu cão, o recomendado é ser acompanhado por um veterinário comportamentalista e um treinador especializado.

Há algum problema se o meu cão esconde a comida?

Se o seu cão esconde a comida apenas pontualmente e não há outros comportamentos que demonstrem stress ou ansiedade, não haverá problema. Não deve, contudo, estimular ou brincar com a situação. Isso poderá fazer escalar o comportamento de “guarda” e poder dar origem a um comportamento de defesa mais “agressivo”.

Como prevenir a guarda de recursos?

Quer seja com a comida ou outro recurso, deve ser evitada a sua guarda obsessiva. Se o seu cão esconde a comida ou guarda algum recurso, deve procurar ajuda de um especialista em comportamento canino para modificação comportamental.

Para prevenir a guarda de recursos, deve desvalorizar o facto do seu cão esconder a comida ou fugir com brinquedo, não correndo atrás dele e apenas dando atenção e reforço a comportamentos tranquilos e o oposto dos de guarda.

 

Pode ser a imagem de marca do cão, estar a escavar para enterrar um osso, e sabemos agora que é algo natural. Contudo, há que ficar alerta a outros sinais de alarme para que o esconder a comida não se torne uma obsessão.

Joana Almeida

Médica Veterinária dedicada ao Comportamento e Bem-estar Animal

 


Posted

in

by

Tags: