Há animais que valorizam a comida de tal forma que sentem necessidade de a proteger, reagindo de forma agressiva, independentemente de serem de raça pequena ou grande. Deve-se também descartar possíveis dores junto do médico veterinário.
Qual é o nível de agressividade do meu cão?
Devemos perceber em que nível de agressividade o animal se encontra para adotar o melhor plano de treino.
- No nível mais baixo, o animal dá diversos sinais desde orelhas para trás, olhar de lado, parar de comer e ficar com postura mais tensa ou até mesmo comer mais rápido. Neste nível ele já nos está a dar informações de que não está confortável com a nossa presença e devemos começar a trabalhar de imediato para que a situação não piore!
Se nenhum dos sinais descritos anteriormente resultar, o cão pode rosnar e/ou mostrar os dentes. NUNCA devemos repreender quando isto acontece. Ele está avisar-nos de que se sente ameaçado, que algo não está bem e devemos respeitá-lo. Se não o respeitarmos, o nível de agressividade aumenta e pode tentar morder ou morder no ar. - O nível mais grave é quando ele não dá avisos e parte para a mordida.
Como trabalhar este comportamento?
- Ter rotinas de alimentação, e implementá-las logo desde cedo, enquanto cachorros.
- Não interferir nas refeições do animal.
- Se tiver mais do que um animal, as refeições de cada um devem ser em taças e locais diferentes.
Para além disto, quando o nível de agressividade já é elevado, devemos proceder à dessensibilização do cão, ou seja, associar pessoas ou outros animais a algo positivo quando se alimenta. Procure ajuda de um treinador certificado!
Helena Alves
Treinadora Canina
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.