O meu cão partiu um dente. E agora?

Nem sempre é fácil perceber quando os cães partem os dentes. Por vezes, apenas os sintomas nos indicam que algo está errado, mas não percebemos inicialmente o quê.

Sintomas

Quando os dentes dos patudos caem ou são quebrados, são engolidos, na maioria das vezes, o que torna mais difícil para o tutor perceber o que está errado. No entanto, deverá estar atento para sintomas como:

Se notar algum destes sinais, avalie a boca do seu patudo. Em muitos casos consegue perceber qual o dente partido. Contudo, é sempre ideal procurar ajuda Médico-Veterinária para correto diagnóstico e inicio da terapêutica mais adequada.

Um dente partido pode ser motivo de muita dor. A raiz do dente pode ficar exposta, gerando bastante sensibilidade e desconforto ao animal. Além disso, existe risco de infeção e de formação de abcessos dentários.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito mediante a avaliação do Médico Veterinário em consulta. Podem ser necessários exames de diagnóstico como a radiografia. Após confirmação do problema, é instituído o tratamento, que pode passar pela extração completa do dente ou reconstituição do mesmo.

Recuperação e cuidados

A recuperação depende do tratamento utilizado, mas por norma revela-se bastante simples. Existem cuidados gerais que pode ter em consideração:

  • Privilegiar ração húmida. Sendo de mais fácil mastigação, gera menor desconforto ao patudo. Pode também optar por amolecer com água morna a ração habitual.
  • Evitar brinquedos duros.
  • Evitar brincadeiras excessivas. Algumas atividades físicas podem ser exaustivas e potenciar sangramentos.
  • Medicamentos prescritos pelo Médico Veterinário. É importante respeitar as orientações do profissional de saúde, para que o tratamento tenha sucesso.

Como evitar que os dentes do seu cão partam?

É muito difícil evitar que os dentes do patudo partam, até porque com a idade é normal que os dentes fiquem mais frágeis e possam partir mais facilmente.

No entanto, existem algumas coisas que pode fazer para prevenir e evitar que aconteça:

  • Dar comida adequada ao seu melhor amigo, optando sempre por uma ração premium para cães de boa qualidade.
  • Se o seu patudo for de raça pequena e tiver uma boca pequenina ou dentes mais frágeis deve optar por uma ração para cães pequenos, pois os grãos são mais pequeninos e fáceis de mastigar.
  • Escovar sempre os dentes do seu patudo para manter uma boa higiene oral evitando o aparecimento de tártaro e doenças periodontais que tornam o dente mais fraco e mais propicio a quebrar.

Ana Matias

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply