O meu cão sonha?

Como sabemos que o cão sonha?

Algumas investigações feitas por neurocientistas apontam no sentido de que os cães, humanos e outros mamíferos têm todos uma atividade cerebral, durante os vários estádios do sono, bastante semelhante. Todos passam pela fase de movimentos rápidos dos olhos (REM), fase essa que corresponde à altura em que se sabe que os humanos sonham. Também nos cães existe uma grande atividade cerebral nessa fase do sono e uma parálise temporária dos grandes grupos musculares, de forma a prevenir que haja episódios de sonambulismo. Tudo isto sugere que, tal como os humanos, os cães também sonham durante a fase REM.

Como serão os sonhos do cão?

Os sonhos são constituídos por memórias e experiências passadas, organizados de uma forma que muitas vezes não fazem qualquer sentido para nós. Nos animais, alguns estudos feitos com ratos e gatos sugerem que os cães sonham com as experiências que têm no seu dia-a-dia, como passeios na praia, corridas pelo parque e brincadeiras com os tutores.

Quais os sinais que indicam que o cão está a sonhar?

Durante a fase REM já referida anteriormente, pode ver o seu cão com tremores nos músculos faciais e orelhas, movimentos rápidos das patas (apesar dos grandes grupos musculares estarem paralisados nesta fase, os pequenos grupos musculares continuam ativos) e ainda pode ouvir o cão a ladrar, uivar e a gemer.

Devemos acordar o cão quando está a sonhar?

Apesar de não haver evidências de que acordar o cão nesta fase seja prejudicial, este vai acordar de forma abrupta de uma fase de sono profundo, podendo acordar desorientado e levar a um comportamento agressivo.

Os cães podem ter pesadelos?

Como se supõe que os sonhos dos cães estão relacionados com experiências diárias e passadas é bastante provável que, tal como nos humanos, também os cães possam ter pesadelos relacionados com situações que lhes provoquem ansiedade e stress.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

,

by

Tags:

Comments

Leave a Reply