O meu cão tem medo de água. Como treiná-lo para perder esse medo?

Muitas das vezes que vemos um cão com medo da água, significa que não foi familiarizado com a mesma em pequeno. Por isso, caso tenha um cachorro habitue-o desde pequeno a tomar banho.

A forma mais fácil de habituar um cão à água é fazê-lo associar o banho a algo positivo: use um reforço como um brinquedo ou biscoitos. É normal que não corra às mil maravilhas da primeira vez! Por isso caso o seu patudo esteja muito aflito, comece apenas por introduzi-lo ao som da agua a correr e tente que ele sinta a água nas patas (reforçando com comida). Na vez seguinte, experimente começar a molhar o corpo aos poucos. Idealmente deverá ser o seu companheiro a dirigir-se para água. Para isso, faça-o seguir a o biscoito até à banheira ou local em questão.

Em casos de animais com muito medo o processo acaba por ser o mesmo: reintroduzir à agua. No entanto, todo este processo pode ter avanços e recuos. Mas não perca a paciência pois terá a sua recompensa quando conseguir dar um banho facilmente ao seu patudo.

Se pretender que o seu patudo o acompanhe para a piscina é importante que deixe que o seu cão marque o ritmo. Comece por uma piscina mais baixa, para que ele se sinta mais seguro. Acompanhe-o sempre! Caso veja que o seu cão fica com medo,  retire-o imediatamente. Vá aumentando aos poucos o tempo de permanência na piscina, para que se vá habituando. Reforce com palavras e festas!

 Com paciência e amor tudo se consegue 😊

Sofia Galiza

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply