O período de gestação das cadelas dura, em média 60 dias. Durante esse tempo, o seu corpo vai-se preparando para receber os filhotes. Uma das alterações é o início da produção de leite. Mas e se a cadela não tem leite?
No dia do parto ou até alguns dias antes, surge o primeiro leite – colostro, nas glândulas mamárias da cadela. O colostro é um líquido amarelado, viscoso e com um valor nutricional elevadíssimo. É ele o principal responsável por transferir as defesas (imunidade) da cadela para os seus bebés.
Após 3 a 4 dias, a consistência do colostro altera-se e a sua constituição também, adaptando-se à fase de crescimento dos cachorros.
O período de lactação de uma cadela dura cerca de dois meses, após os quais os cachorros estão aptos para iniciar a alimentação seca normalmente.
Quando a cadela não produz leite ou o que produz é insuficiente, o que fazer?
São raros os casos em que as cadelas não produzem leite suficiente para alimentar as suas crias. Podemos estar perante dois cenários:
- A cadela produz leite, mas por algum motivo este não está a sair. É importante avaliar a glândula mamária para verificar se existe algum obstáculo à ejeção de leite, como a mamite (inflamação da glândula mamária). Nessas circunstâncias, a glândula mamária está dura e inflamada, impedindo que o leite flua corretamente.
- A cadela não produz leite suficiente ou mesmo nenhum. Isto pode acontecer em cadelas com uma alimentação insuficiente e desequilibrada do ponto de vista energético e nutricional. É aconselhável que a cadela nesta fase e durante toda a gestação se alimente com uma ração para cachorros, preferencialmente uma gama premium. Outro fator que pode contribuir para esta situação prende-se com eventos de stress ou medo, que condicionam a produção de leite.
Em qualquer um dos casos, será sempre imprescindível consultar o Médico Veterinário habitual para estabelecer a melhor abordagem, não só para os cachorros mas também para a cadela.
A alternativa, quando a cadela não tem leite, passa muitas vezes pelo aleitamento com leite artificial, formulado especialmente para cachorros. Esse leite deve ser preparado respeitando as instruções da embalagem e utilizando o biberão e tetinas que a acompanham.
Ana Matias
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.