Quais podem ser as causas?
A obstipação pode acontecer devido a vários factores. O seu cão pode ter bloqueios anatómicos / estritamentos a nível do cólon, que impedirão a saída normal das fezes levando a que acumulem ao longo de tempo provocando a obstipação. Ou pode acontecer também por causas alimentares – quando os cães ingerem alimentos ou objectos nocivos à sua saúde/digestão – como é o casos dos ossos, ou até mesmo uma má nutrição pode levar à prisaõ de ventre (dietas pobres em fibra).
Como saber se o seu cão está obstipado?
O sinal mais comum é o tenesmo – ou seja, ele vai tentar defecar sem sucesso, colocando-se em posição mas sem conseguir libertar as fezes. No caso de conseguir defecar, as fezes são muito duras e quase sempre acompanhadas por sangue e muco.
Dores de barriga e tensão abdominal são outros sinais muito comuns, notamos logo o desconforto deles, perdem apetite, e normalmente bebem muito. Em situações muito graves, acabam mesmo por vomitar.
O megacólon é um consequência grave da obstipção e ocorre quando a acumulação de fezes a nível do colón é tanta que ocorre uma dilatação severa da parede intestinal (megacólon) que por sua vez leva a que terminem os movimentos peristálticos do intestino – uma emergência médica.
Tratamento
O tratamento vai depender da gravidade da situação. Alguns animais conseguem tratamento ambulatório (em casa) através de alteração da dieta e de medicações de suporte. Outros casos, poderão ter de ser hospitalizados para haver terapia endovenosa e a resolução da obstipação nesses casos é através de enemas. Alguns casos poderão necessitar de cirurgia!
Como prevenir a obstipação no seu cão?
- A alimentação é parte fundamental do maneio em obstipação – uma dieta rica em fibra é indispensável nestes casos – principalmente em animais com alterações anatómicas e que portanto, terão de ter especial atenção a sua vida toda.
- Ingetão de água frequente também ajuda na prevenção.
- Cães séniores com dores articulares podem não defecar por dor levando consequentemente a uma obstipação intestinal e nestes casos, o maneio da dor é fundamental para prevenir esta patologia.
Mas muito importante… A prisão de ventre quanto mais cedo for detectada e tratada, mais hipóteses tem de sucesso… por isso, se desconfiar desta situação no seu cão contacte imendiatamente o seu Médico Veterinário habitual, ele saberá o que fazer para deixar o seu cão confortável 😊
Ana Pinto
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.