O Onsior, criado pela Novartis, é um medicamento veterinário anti-inflamatório utilizado em gatos e cães para o tratamento da dor e da inflamação.
Nos cães, os comprimidos de Onsior são utilizados no tratamento da dor e da inflamação associadas a osteoartrite crónica (uma doença de longa duração que causa dor e inflamação nas articulações) e também na cirurgia dos tecidos moles e outras patologias às quais esteja associada um grau de dor e inflamação considerável.
A solução injetável destina-se ao tratamento da dor e da inflamação associadas à cirurgia ortopédica ou dos tecidos moles, como por exemplo após uma cirurgia de castração/esterilização.
O Onsior contém o princípio ativo robenacoxib.
Como funciona o Onsior?
A substância ativa do Onsior, o robenacoxib, pertence a uma classe de medicamentos denominada medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE’s). Atua bloqueando uma enzima chamada cicloxigenase 2 (COX-2). Esta enzima está envolvida na produção de substâncias denominadas prostaglandinas, que estão integram os processos da dor e da inflamação. Ao bloquear a produção de prostaglandinas, o robenacoxib reduz a dor e a inflamação provocadas pelas doenças musculosqueléticas, por cirurgia ou osteoartrite.
Possui uma importante característica ao inibir a enzima COX-2 ( responsável pela dor e pela inflamação) sem, no entanto, bloquear a atividade protetora da COX-1, enzima cuja função é inibida também pelos anti-inflamatórios não esteróides (AINE’s), designados por “tradicionais”. Desta forma, o Onsior minimiza os efeitos secundários comuns a este tipo de anti-inflamatório, mais precisamente a nível intestinal e renal.
É, segundo a Novartis, «o primeiro e único medicamento AINE da classe coxib disponível numa solução injetável e comprimidos com sabor».
Posso comprar Onsior?
Não! Este medicamento só pode ser administrado corretamente e de forma segura, se prescrito pelo seu Médico Veterinário. É importante que o profissional de saúde avalie previamente o seu patudo, para perceber se este fármaco está ou não indicado no seu caso.
Helena Ferreira
Médica veterinária de Animais de companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.