As tosquias são realizadas nos cães por vários motivos. Seja por estética ou por higiene, será que todos os cães devem fazer tosquia?
Para que serve o pelo?
O pelo tem como principal função proteger o patudo de temperaturas extremas – quer do frio quer do calor – bem como de raios ultravioleta.
Existem diversas pelagens: curta, comprida, com pelo mais duro ou mais suave e até cães com duas camadas de pelo (a camada exterior e a camada interior ou sub-pelo).
Os cães mudam o pelo, essencialmente, na mudança de estação, contudo, esta mudança e, consequente queda do pelo, está relacionada com a luz solar.
Por esse motivo, é comum que, cães de apartamento, sujeitos a luz artificial de forma constante, acabem por largar pelo durante todo o ano.
Então por que motivo os cães devem fazer tosquia?
Apesar do pelo constituir uma barreira protetora, a tosquia ajuda a renovar o pelo e a mantê-lo forte e saudável.
Em alguns cães, principalmente cães de pelo longo, a tosquia ajuda a manter a higiene quer do próprio pelo, quer da pele.
Como o pelo cresce mais forte e saudável, a queda de pelo pode diminuir em cães que fazem tosquia de forma regular (contudo os cães continuarão a largar pelo mesmo depois de serem tosquiados!).
Para além da tosquia, se quer manter o pelo do seu cão saudável e brilhante, aposte numa alimentação de boa qualidade.
Na Barkyn temos receitas adaptadas para o seu patudo que irão tornar o seu pelo mais brilhante e sedoso. Experimente personalizar a ração para o seu cão aqui.
Se nem todos os cães devem fazer tosquia, quais os que não podem?
Nem todos os cães devem fazer tosquia. Os cães com os seguintes tipos de pelo não são candidatos a cortes de pelo:
- Cães de pelo curto, por exemplo, apesar de largarem muito pelo, não são candidatos a tosquia (como é o caso do Labrador).
- Cães de pelo longo, tendo em conta o corte típico de raça, são candidatos a tosquia para que o pelo possa crescer saudável.
- Cães de pelo duplo (como Husky ou Pastor Alemão) não são candidatos a tosquia. Nestes casos, o subpelo muda aquando a estação do ano, de forma a que a proteção contra o frio e contra o calor possa ser mantida.
E as tosquias são todas iguais?
Não. A tosquia pode ser realizada à tesoura, à máquina, com diferentes lâminas (que cortam o pelo com diferentes tamanhos, dependendo da lâmina utilizada), ou à mão (stripping). A tosquia deve ser realizada segundo o tipo de pelo e o tipo de raça.
- Tosquia completa: É feita normalmente com máquina e está indicada em cães com pelo longo, com tendência a ganharem “chocas” ou cães que largam muito pelo.
- Tosquia higiénica: Tosquia indicada em raças com bastante pelo, em que o objetivo é remover pelo principalmente de zonas que necessitam de higiene mais frequente (perto das patinhas, dos olhos, da barriga e cauda). A maioria dos cães pode realizar este tipo de tosquia de forma regular.
- Stripping: Tipo de tosquia realizada em cães com pelo cerdoso (como o Schnauzer). O stripping é um tipo de tosquia realizado sem lâmina ou tesoura, sendo que o pelo é removido com a mão.
- Tosquia de “raça”: Dá-se o nome de tosquia de raça quando a tosquia é feita com base no corte típico para aquela raça. Raças como o caniche ou o Yorkshire Terrier têm um “corte próprio”, que lhes favorece esteticamente.
Na maioria das vezes, o banho é dado juntamente com a altura da tosquia. Em alguns cães esta prática é uma questão de higiene que deve ser repetida várias vezes por ano, para além da escovagem regular do pelo.
Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.