Os cães podem apaixonar-se?

Quando vamos passear com os nossos cães ao parque vemos que por vezes há outros cães com quem eles mais felizes por verem, que se tiverem um companheiro em casa também se podem tornar verdadeiros amigos.  Por isso, sim, os nossos cães podem sentir amor à sua maneira!

A grande dificuldade em sabermos o que sentem os nossos animais deve-se ao facto de não falarem. No entanto, já foi feita muita pesquisa sobre as emoções e sentimentos dos cães pelos seres humanos, por outros cães ou até mesmo outros animais.

Segundo o Dr. Gregory Berns, os cães demonstram o seu amor através da sua linguagem corporal e do seu comportamento, apenas não o conseguem expressar por palavras. Ou seja, as relações sociais e a dedicação que os nossos cães têm é uma forma de amar. Além disso, foram feitos testes para ver se um cão preferia frases ditas por humanos ou comida, sendo o resultado muito aproximado entre os dois!

Mas é possível os cães se apaixonarem verdadeiramente? Mais ou menos ! Há estudos que comprovam que os cães produzem elevados teores de oxitocina (hormona da felicidade/amor) que tem um papel muito importante nas relações entre os nossos patudos e os seus donos ou outros animais.

Os nossos companheiros demonstram o seu amor cada vez que chegamos a casa e nos fazem uma festa enorme, cada vez que olham para nós de forma atenta, quando estão ao nosso lado sempre precisamos de carinho. Basicamente, a ser eles 🙂

São animais fenomenais, não são?

                                   Sofia Galiza

                                   Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply