Os cães podem comer abóbora? Nem todos os alimentos podem ser dados ao seu patudo. Descubra se este é um alimento permitido.
A abóbora é um legume interessante em termos nutricionais, e faz por isso, parte da nossa dieta. Por isso, é normal que queira partilhar um alimento tão saudável com o seu melhor amigo de quatro patas.
Mas afinal os cães podem comer abóbora?
Sim, os cães podem comer abóbora. Este é um alimento seguro para o seu patudo, tal como outras frutas e legumes.
Propriedades da abóbora
A abóbora é um alimento rico em vitaminas e minerais e, para além disso, é rico em fibra e pobre em gordura e açúcares, por isso é um snack ideal para todos os cães, inclusive cães obesos e diabéticos.
A fibra presente neste legume também contribui para uma boa saúde digestiva. Mas cuidado, em excesso pode provocar diarreia.
Como oferecer abóbora a cães?
A abóbora pode então ser dada com moderação, e como complemento da alimentação habitual do cão.
Opte por juntá-la à ração habitual do seu patudo ou dar sozinha como snack ou recompensa.
Cuidado com a quantidade oferecida. A base da sua alimentação deve ser uma ração premium para cães, e a quantidade de extras, como a abóbora, nunca deve ultrapassar os 10% da quantidade diária.
Pode oferecer a abóbora cozida, pois cru é muito difícil de digerir e pode causar alguns distúrbios digestivos como diarreia e flatulência.
Outra maneira engraçada de oferecer esta verdura ao seu patudo é fazendo um puré de abóbora. Para isso basta cozer a abóbora e amassá-la com um garfo.
Pode também colocar no forno a abóbora. Deve retirar as sementes primeiro e depois levar a abóbora ao forno. Ou então fazer biscoitos.
Patrícia Azevedo
Médica Veterinária