O arroz preenche muitos dos pratos portugueses, mas será que os cães podem comer arroz e partilhar as refeições consigo?
Os cães podem comer arroz?
Sim! O arroz branco ou integral pode ser preparado especialmente para o seu melhor amigo de 4 patas. Se seguir as recomendações torna-se num alimento apetitoso para o seu cão.
Como preparar arroz para cães?
- Apenas arroz branco ou integral
- Cozido
- Sem sal ou outros temperos
- Não utilizar ingredientes como cebola ou alho, porque são alimentos tóxicos para cães
Os cães podem comer arroz em que quantidade?
Antes de oferecer algo “extra” à dieta do seu patudo, deverá aconselhar-se junto do seu Médico Veterinário habitual.
Cães que respeitem uma alimentação com ração de elevada qualidade, não necessitam de obter nutrientes do arroz. Já nos casos em que a dieta é mista, com recurso a ração e comida caseira, poderá ser interessante introduzir este alimento.
A quantidade de arroz que pode oferecer varia mediante o animal em questão e o esquema alimentar. O Médico Veterinário nutricionista irá analisar caso a caso e indicará qual a quantidade adequada para o seu patudo 🙂
Veja aqui receitas caseiras para cães.
Qual o benefício do arroz para cães?
O arroz é rico em fibras e hidratos de carbono, mas não garante todos os ingredientes necessários para os cães. Por isso, é importante complementar a dieta com outros ingredientes como fruta, vegetais e fontes de proteína. Se o objetivo é adotar uma dieta mista com ração personalizada para cães e comida caseira, deve consultar um Médico Veterinário.
Em algumas situações de indiscrições alimentares manifestadas por vómito e/ou diarreia, as refeições com arroz e frango cozidos têm-se demonstrado benéficas. Esta refeição é hipoalérgica e de fácil digestão, ajudando os cães a recuperar!
Ana Matias
Médica Veterinária