Os cães podem comer frutos secos?
Depende! Há frutos secos que podem os cães podem comer com alguma segurança e outros que são proibidos por serem tóxicos. Saiba, neste artigo, quais são os mais seguros e os que não pode dar!
Quais são os frutos secos tóxicos?
As nozes de macadâmia e pecan são extremamente tóxicas para os cães. Estão na lista de alimentos tóxicos para cães. Podem causar vómitos, diarreia, febre e convulsões.
Quais são os frutos secos que podem comer?
Cajús, amendoins ou avelãs são permitidos. No entanto, é preciso ter em conta que só devem ser dados em pequenas quantidades e muito ocasionalmente.
Como têm muita gordura e são muito calóricos, podem levar a problemas gastrointestinais e pancreatite – uma doença inflamatória do pâncreas e que pode ser muito perigosa.
Além disso, pelo tamanho e difícil digestibilidade podem acontecer situações de falso trajeto, engasgo e mesmo obstruções intestinais.
Posso dar pasta de amendoim ao meu cão?
O uso da pasta de amendoim, por exemplo, para colocar nos brinquedos interativos como o Kong, tem vindo a ser cada vez mais divulgado.
Este petisco pode sim, ser oferecido, desde que em pequena quantidade e muito ocasional! É, no entanto, muito importante analisar a composição da pasta. Muitas contêm xilitol, que é tóxico para os nossos patudos.
A não esquecer
Os cães podem comer frutos secos muito ocasionalmente e sempre sem qualquer tipo de cobertura ou tempero. Para uma melhor digestão é preferível oferecer sempre sem casca.
Lembre-se que a dieta dos cães deve respeitar ração de elevada qualidade nutricional e energética, adaptada a cada um deles.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Existem muitos snacks saudáveis e seguros para cães . Também pode mimar o seu cão com frutas saudáveis 🙂 Veja quais aqui.
Patrícia Rocha
Médica Veterinária