A gelatina é usada com frequencia em dietas de humanos como snack saudável. Mas será que os cães podem comer gelatina?
Os cães podem comer gelatina?
Depende! A gelatina é apenas uma versão processada de uma proteína estrutural chamada colágenio. O colagénio é extraído de ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos. A gelatina, em si, sem açúcar ou saborizadas pode ser oferecida ao seu patudo, ou usada como suplemento. No entanto, as gelatinas saborizadas – a típica gelatina que compramos no supermercado, têm também na sua constituição, açúcar, corantes, aromatizantes e adoçantes. Não devem, por isso, ser oferecidas aos nossos patudos.
Quais as vantagens da ingestão de gelatina?
A gelatina é uma proteína muito saudável para cães e os lobos consomem-na de forma natural nas suas presas.
A gelatina contém um aminoácido chamado glicina que pode ajudar a prevenir danos cerebrais e convulsões. Pode ajudar na digestão dos hidratos de carbono e no alivio de sintomas gastrointestinais.
Os benefícios anti-inflamatórios da gelatina ajudam no tratamento de doenças articulares como artrite ou osteoporose.
Quais as desvantagens da ingestão de gelatina?
Infelizmente, a maioria dos produtos contém gelatina de baixa qualidade de origem porcina e com outros ingredientes, que na sua maioria são tóxicos para o cão.
As gelatinas saborizadas são feitas a partir de açúcar, corantes, aromatizantes e adoçantes. E todos estes componentes representam, de alguma forma, um rico para o patudo:
- Açúcar: causa problemas dentários, como cáries, tártaro e hiperglicemia. Além disso, o açúcar também favorece o aumento de peso e, consequentemente, a obesidade, que está relacionada a uma série de outros problemas de saúde.
- Corantes: causam alergias e problemas de intolerância no cão.
- Adoçantes: são tóxicos aos cães.
Um dos adoçantes mais prejudiciais é o xilitol. Quando ingerida, a substância causa aumento na produção e liberação de insulina no sangue, o que provoca hipoglicemia. Assim, em consequência, o adoçante pode causar convulsões, alterações neurológicas ou mesmo a morte do animal.
Por isso, no que diz respeito às gelatinas coloridas e saborosas que temos em casa, essas NÃO devemos dar aos nossos cães!
Sempre que quiser dar algo fora da dieta habitual ao seu patudo, aconselhe-se com o Médico Veterinário habitual. Ele irá aconselhá-lo da melhor forma possível para que tudo corra bem 🙂 Existem diversas opções para snacks saudáveis, além dos formulados especialmente para cães. Pode dar algumas frutas ou biscoitos caseiros, como recompensa sempre que for oportuno!
Lembre-se que embora muitos alimentos chamem a atenção dos nossos cães, muitos deles poderão ser tóxicos.
Helena Ferreira
Médica Veterinária