A melancia é uma fruta saudável, com elevado teor em água e baixa em calorias. Será que os cães podem comer melancia conosco?
Os cães podem comer melancia?
Sim! A melancia pode ser oferecida fresca, em combinação com outros snacks, ou sob a forma de gelado para os dias quentes de Verão!
Quais os benefícios da melancia para os cães?
- Elevado teor em água: mantém a hidratação, prevenindo problemas renais.
- Baixa em calorias: pode ser utilizada como snack mesmo em cães com excesso de peso.
- Rica em vitamina A: importante para manter uma boa visão, além de favorecer o funcionamento musculo-esquelético e de contribuir para a saúde da pele e do pelo.
- Rica em vitamina B: é reconhecida por intervir em variados processos fisiológicos de síntese de aminoácidos. A sua ausência e/ou défice conduz à quebra da imunidade e até problemas neurológicos.
Qual a quantidade diária de melancia que o meu cão pode comer?
Atualmente conhecem-se os benefícios da adição de alguns ingredientes, além da proteína, à alimentação dos cães. É o caso de algumas frutas que são permitidas como complemento da dieta. Ainda assim, as quantidades oferecidas devem ser moderadas, pois a fruta contém frutose (um açúcar) e pode ter consequências na saúde do seu animal.
Consulte o seu Médico Veterinário para saber a quantidade de melancia que o seu melhor amigo pode comer, tendo em conta a regra dos 10% 🙂
Que cuidados devo ter ao dar melancia ao meu cão?
- Retirar a casca e as sementes
- Cortar a melancia em pedacinhos adequados ao tamanho do cão, para promover a mastigação e prevenir o engasgamento
- Oferecer apenas fruta fresca, que não esteja por consumir há vários dias, com odor ou sabor desagradáveis
- Inicialmente oferecer pequenas quantidades de melancia
- Vigiar se existe alguma reação adversa como vómito ou diarreia
É importante relembrar que, caso pretenda oferecer alimentos extra, além da ração personalizada para o seu cão, deve aconselhar-se junto do Médico Veterinário.
Ana Matias
Médica Veterinária