Os frutos secos, nomeadamente as nozes, têm sido utilizados por humanos como um snack extremamente nutritivo e saciante. Mas a mesma lógica aplica-se aos nossos amigos de 4 patas? Já oferece nozes ao seu cão? Mas será que os cães podem comer nozes?
Será que os cães podem comer nozes?
Sim! Mas em muito pouca quantidade e com restrições!
Na nossa dieta, as oleaginosas como nozes, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo publicado em 2018, a ingestão de 30 gramas desse tipo de alimento por dia pode diminuir a probabilidade de morte por doenças em até 22%.
No entanto, para os animais as coisas já não são assim.
As nozes embora sejam um fruto rico em vitaminas e minerais, têm também uma grande quantidade de amido que, em altas quantidades, pode levar a problemas gastrointestinais, má digestão, pancreatite.
Todos os benefícios das nozes já são dados por uma alimentação completa e equilibrada, por isso quando quiser oferecer nozes ao seu animal pense que pode haver outras frutas mais indicadas.
Como preparar as nozes para o seu cão?
É importante primeiro que descasque completamente o fruto, tirando toda a casca. Sendo a casca da noz grande grande e grossa, se ingerida pode levar a perfurações ou obstruções intestinais.
Ao abrir também consegue testar a qualidade da noz. Se achar que não está com as melhores condições de conservação não dê ao seu cão.
O que fazer em caso de ingestão acidental?
Mesmo tendo sempre muito cuidado, é possível que o seu cão coma acidentalmente nozes. O que fazer nestas situações? Se for uma pequena quantidade fique a atento a sinais de alarme como vómitos, diarreia, prostração, edema da face, pele vermelha ou comichão excessiva. Estes sinais podem ser indicativos de uma reação alérgica e deve dirigir-se ao seu Médico Veterinário de imediato.
O mesmo acontece se o seu cão ingerir a noz inteira! Há risco de engasgamento ou obstrução gastrointestinal, podendo ser necessária cirurgia.
Que quantidade de nozes posso oferecer?
Antes de oferecer nozes ao seu cão, converse com o seu Médico Veterinário. O profissional de saúde irá indicar-lhe qual a quantidade correta que pode dar e se é necessário adicionar este ingrediente à dieta habitual. Lembre-se que as rações formuladas especialmente para cães, se de boa qualidade, já garantem todas as necessidades nutricionais.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Caso opte por utilizar as nozes como snack, é importante respeitar a regra dos 10%. Isto significa que a quantidade de “extras” não pode exceder 10% das calorias diárias que são necessárias.
Filipa Pinheiro
Médica Veterinário de Animais de Companhia