Os cães podem comer ossos?

Os cães podem comer ossos? Essa é uma ideia antiga e muito popular. Conheça a resposta neste artigo.

Antigamente os cães comiam ossos pois, em tempos mais ancestrais os cães acompanhavam os humanos e comiam os restos. Durante muito tempo, essa ideia acabou por ficar, e sempre se associaram os ossos a cães.

No entanto, a base da alimentação do seu patudo deve ser uma ração personalizada para cães adequada as suas necessidades.

Ajudamos a criar a receita ideal para o sei cão aqui.

Existe sempre espaço para alguns extras que podem ser oferecidos, como o caso de algumas frutas. No entanto, os ossos não fazem parte da lista de alimentos permitidos aos patudos, pelo menos nem todos.

Afinal os cães podem comer ossos?

A resposta para esta questão é não! 

Os ossos podem trazer sérios riscos à saúde e vida do seu patudo. Embora sejam fonte de minerais e alguns nutrientes, não acrescentam nada à dieta dos cães, sobretudo se ela inclui uma ração premium para cães.

Como snack, existem muitas outras opções mais seguras para utilizar, por isso não é aconselhável oferecer ossos ao seu melhor amigo.

Quais os riscos dos cães comerem ossos?

Os ossos podem pôr em risco a vida dos patudos, havendo risco de se partirem e perfurarem órgãos do sistema digestivo, como o intestino, estômago ou esófago. Os ossos mais frágeis são os que se partem com maior facilidade, incluindo os de frango, galinha e coelho. Por isso, esses são aqueles que, em nenhuma circunstância, devem ser oferecidos ao seu cão.

Os ossos são também muito difíceis de digerir, conduzindo a obstruções gastrointestinais e problemas digestivos.

Já os ossos crus podem significar risco de contaminação. No entanto, se cozinhados, o risco de se desfazerem e criarem perfuração é maior.

Quais os benefícios dos ossos para os cães?

Sem dúvida que se o seu cão tiver um ossinho para roer irá ficar uma grande parte do dia sem roer outros objetos! Além disso, este comportamento é natural nos cães e deve ser-lhes permitido. Contudo, dado os riscos da ingestão de ossos, é preferível optar por outro tipo de alimentos ou objetos com a mesma finalidade. Por exemplo, existem brinquedos que podem ser utilizados com maior segurança, como mordedores.

O facto de o cão roer ossos também ajuda na limpeza dos dentes, prevenindo a acumulação de tártaro e desenvolvimento de doença periodontal. No entanto, mais uma vez, existem outras alternativas mais seguras como a escovagem dos dentes.

Como dar ossos aos cães?

Caso ofereça ossos ao seu melhor amigo, estes devem ser grandes e difíceis de roer. Aconselha-se que sejam maiores do que a cabeça do cão, para que ele possa roê-los sem correr o risco de se desfazerem em pedacinhos.

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária 


Posted

in

by

Tags: