Muitas frutas são totalmente seguras de dar aos cães e até trazem vários benefícios! No entanto, existem sempre excepções. Será que a romã é uma delas? Vamos descobrir se os cães podem comer romãs.
SIM. A romã é totalmente segura e saudável de dar aos animais.
Além de ser pouco calórica tem uma alta concentração de substâncias com propriedades antioxidantes, sendo rica em polifenóis (antocianinas e taninos) que ajudam a retardar o envelhecimento celular e a prevenir diversas doenças. É também rica em vitamina C e A, ácido fólico e fósforo. Todas estas substâncias fortalecem o sistema imunológico, diminuem o risco de disfunção cognitiva e ajudam na redução da pressão arterial
Os cães podem comer romãs, mas como dar?
A romã pode vir a substituir os petiscos que dá ao seu cão. Mas não deve ser dada em exagero! Todos os extras não devem ultrapassar os 10% das calorias diárias, o mesmo acontece com a romã.
Mesmo sendo um snack ótimo para dar a animais obesos, pois tem poucas calorias, deve consultar sempre o seu médico veterinário de forma a determinar a melhor maneira de oferecer.
Pode ser dada inteira ou esmagada. Sempre descascada. Em animais pequenos ter cuidado que se não trincarem o grão para não se engasgarem, por isso, poderá ser dada também esmagada.
Os cães podem comer romã, mas a base da alimentação tem de ser uma ração equilibrada e adaptada ao seu cão.
Outras frutas que pode dar ao seu cão
Além das romãs, existem variadas frutas que pode dar ao seu cão! Deve ter sempre em atenção as quantidades e a forma de dar que podem variar.
Fica aqui uma pequena lista das que pode dar:
- Ananás
- Dióspiro – apenas a polpa
- Laranjas
- Mirtilos
- Pêra
Para saber mais sobre outras frutas e como dar, consulte este artigo.
Tenha sempre atenção do tipo de frutas que dá ao seu cão e como as introduz na alimentação do seu cão. Consulte sempre o seu médico veterinário sob a melhor forma de o fazer.
Filipa Pinheiro
Médica Veterinária de Animais de Companhia