“Sou alérgico ao pêlo de animais” – é em grande parte um mito. Os alergénios aos quais as pessoas são normalmente alérgicas encontram-se na saliva, glândulas sebáceas e células da pele morta (mais conhecidas por caspa) e não propriamente no pêlo dos animais. O que acontece é que o pêlo é um meio de armazenamento desse tipo de substâncias, bem como de pólen ou ácaros, também grandes fontes de alergias.
Se já tem um cão em casa e necessita de minimizar os alergénios presentes no ambiente existem algumas dicas que poderá seguir.
Como reduzir a quantidade de alergénios em casa:
- Escovagem regular – ajuda a eliminar o excesso de pelos mortos e, por sua vez, as substâncias neles armazenados.
- Redução da quantidade de caspa no animal – para saber mais poderá consultar o artigo “O meu cão tem caspa: o que fazer?”
- Limpeza frequente da casa e da cama do animal – assim, consegue reduzir frequentemente a carga alergénica presente em sua casa.
Se é uma pessoa “alérgica a animais”, dar-lhe-ei em seguida uma lista de raças de cão que poderá escolher de forma a que as suas alergias possam estar mais controlas.
Atenção! Deverá igualmente adotar as medidas anteriores. Deverá também saber que entre cada cão o tipo de alergénios difere, bem como a reação que cada pessoa individual apresenta face a cada alergénio. Por isso, apesar de possuir uma raça “hipoalergénica” em casa, poderá apresentar igualmente manifestações alérgicas.
As raças hipoalergénicas são assim definidas porque incluem cães que produzem muito pouca caspa e cujo pelo cai muito pouco ou, quando cai, fica preso nas outras camadas de pelo (evitando-se, assim, que os pelos juntamente com os alergénios se espalhem pela casa).
Veja neste artigo como reduzir a queda de pelo.
Raças “hipoalergénicas”
- Poodle
- Schnauzer
- Yorkshire Terrier (Encontre aqui ração personalizada para Yorkshire)
- Bichon Frisé
- Bichon Maltês
- Shih-tzu (Encontre aqui ração personalizada para Shih-tzu)
- Samoiedo
- Cão de crista chinesa
- Basenjis
- Cão de água português
Lembre-se também que a melhor forma de perceber se é alérgico, e a que raça é alérgico, é passar algum tempo com patudos de diferentes raças e verificar a sua reação!
Ana Alves
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.