Perdi o meu cão: o que devo fazer?

O que devo fazer se o meu cão desaparecer?

Deve divulgar o desaparecimento o quanto antes, quer através das redes sociais, órgãos públicos e clínicas e hospitais veterinários, quer através de plataformas destinadas à partilha de cães desparecidos e encontrados em Portugal (www.encontra-me.org ou www.findmypet.omv.pt), onde deve registar a ocorrência em “perdi um animal”. Deverá aceder ao separador “animais encontrados”, para perceber se houve alguma ocorrência registada referente ao seu animal (que pode ter sido encontrado por alguém). A divulgação nestas plataformas é especialmente importante no caso de animais que, por alguma razão, não têm microchip.

É importante abrir um processo de animal desaparecido no SIAC (sistema de identificação animal). Deverá aceder ao website e preencher o formulário “Perdi o meu animal”. Como opção, poderá ligar para o número 213 257 812.

 

A abertura de um processo de animal desaparecido, pode ser eficaz?

A abertura de processo no SIAC vai permitir que a informação circule rapidamente até todos os utilizadores do sistema, facilitando a comunicação e a procura.

 

O microchip dá para localizar o meu cão?

Não. O microchip não permite a localização do animal. Contudo, quando o seu animal for encontrado, o microchip será lido e na plataforma de registo irão constar os seus dados e será contactado.
E muito importante: mantenha a esperança e faça o que puder para encontrar o seu amigo de 4 patas !

Poderá ver o artigo relacionado “Encontrei um animal, o que fazer?

 

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply