Pneumonia canina

O que é uma pneumonia?

A pneumonia é a inflamação dos pulmões que leva a dificuldade respiratória e compromete a chegada de oxigénio às células do organismo. Usualmente é causada por uma infeção bacteriana, mas pode também estar na sua origem vírus ou parasitas pulmonares.

Quais os sintomas da pneumonia em cães?

Os sinais respiratórios mais comuns em cães são:

Normalmente apresentam também falta de apetite (anorexia), prostração e febre.

Qual a causa?

Normalmente a pneumonia canina é causada por uma infeção bacteriana. Mas pode também ser secundária a outra infeção primária, como por exemplo as infeções virais (por exemplo: vírus parainfluenza), fúngicas ou parasitárias.

Existem também alguns fatores que podem predispor os cães a esta patologia, como os corpos estranhos na vias respiratórias, regurgitação ou vómitos frequentes, alterações anatómicas do sistema respiratório ou sistema imunitário debilitado.

Como funciona o tratamento?

O tratamento da pneumonia consiste principalmente na administração de antibióticos, num período entre 2 a 4 semanas.

Usualmente são adicionados também ao tratamento:

  • Anti-inflamatórios
  • Broncodilatadores
  • Nebulizações
  • Outra medicação direcionada para a causa (como desparasitantes, em casos de pneumonia parasitária)

Em casos severos, o animal poderá ficar hospitalizado, com oxigenoterapia e medicação intravenosa.

A pneumonia em cães pode ser fatal?

O prognóstico desta patologia depende sempre da severidade da pneumonia. Contudo, a maioria dos cães responde positivamente ao tratamento. Quando a pneumonia não é tratada atempadamente ou na sua origem está uma bactéria multirresistente (isto é, resistente a vários antibióticos), poderá ser fatal.

Como podemos prevenir?

É importante que o seu cão tenha sempre as vacinas em dia. A vacina polivalente inclui a proteção contra vírus que afetam o sistema respiratório, que poderão dar origem a uma pneumonia.

Manter o seu cão com uma boa alimentação com ração adaptada às suas necessidades e exercício físico regular ajuda-o a ser mais saudável e com um sistema imunitário mais resistente para este tipo de patologias.

Inês Santos

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply