É importante não esquecer que os nossos cães não são humanos! Assim, mesmo parecendo existir alguma semelhança entre os sintomas apresentados pelo seu patudo e os das doenças que conhece, cada caso é um caso. Não só as doenças são diferentes e têm abordagens médicas específicas, mas muitos medicamentos de uso humano são tóxicos e mortais para os animais. Dar paracetamol ao seu cão não pode ser uma decisão sua!
Os cães podem tomar paracetamol?
Sim, mas só com indicação médico-veterinária! O paracetamol (Ben-u-ron) é um fármaco recentemente introduzido em Medicina Veterinária. A sua utilização na espécie canina é bastante controlado, com doses específicas, já que a sua administração desmedida pode ser tóxica!
A resposta à questão inicial é não. Não pode dar paracetamol ao seu cão a menos que tenha sido prescrito pelo médico veterinário.
O que é o paracetamol e para que é utilizado?
O paracetamol é um analgésico e antipirético utilizado por rotina e de forma segura nos humanos, sejam bebés ou adultos. Nos cães é administrado em doses muito baixas, com o intuito de controlar a dor.
Como dar paracetamol ao seu cão?
Não se esqueça que o intervalo de pesos é bastante variável de cão para cão, pois a dose de paracetamol que um chihuahua pode tomar não será a mesma que um um dogue alemão tolera.
Assim, a sua administração tem sempre de ser aconselhada e autorizada pelo Médico Veterinário, para evitar intoxicação. Por isso siga sempre o conselho do médico veterinário.
Quais os sinais de intoxicação do paracetamol em cães?
Os sinais de intoxicação geralmente têm inicio 4 horas após a ingestão e incluem:
- Fraqueza;
- Prostração;
- Vómito;
- Dor e/ou inchaço abdominal;
- Dificuldades respiratórias (dispneia);
- Taquicardia (aumento da frequência cardíaca);
- Mucosas amareladas (icterícia);
- Mucosas azuis (cianose).
E se o seu cão tomar paracetamol por acidente?
No caso de ingestão acidental, deverá dirigir-se ao Médico Veterinário mais próximo com urgência!
Como pode aliviar as dores do seu cão?
Somente o Médico Veterinário tem formação para examinar, diagnosticar, medicar e ajudar o seu animal. Por isso, se o seu cão apresentar algum sinal de doença e/ou dor não hesite em procurar ajuda de um profissional qualificado.
Lembre-se que medicar o seu melhor amigo de 4 patas sem aconselhamento Médico-Veterinário pode ser fatal!
Ana Matias
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.