Quantas vezes já viu cães a comer erva durante os passeios ou até mesmo no jardim de casa? É uma situação frequente, sim! Mas porque é que os cães comem erva afinal?
Porque é que os cães comem erva?
Apesar de haver poucos estudos científicos neste campo e, por isso, poucas certezas sobre o que leva os cães a comer erva, há várias teorias:
- Dieta desequilibrada: pensa-se que os cães possam estar a compensar a falta de fibra ou outros nutrientes;
- Quantidade insuficiente de ração: o cão pode comer erva para tentar compensar;
- Aborrecimento: cães que têm poucas distrações durante o dia e ficam muito tempo sozinhos podem comer relva para se manterem mais entretidos.
- Origem nos antepassados: foram observados cães selvagens a ter o mesmo comportamento;
- Tentativa de “indução do vómito“: esta teoria tem vindo a ser contrariada por alguns estudos que não o conseguiram demonstrar;
- Apenas porque gostam do sabor e/ou da textura.
Pode ser perigoso os cães comerem erva?
Em princípio, se o cão comer pouca quantidade e não houver sinais de doença, não será motivo para preocupação.
Pode sim ser perigosa a ingestão de relva caso esta tenha sido tratada com herbicidas/pesticidas, que são tóxicos. No caso de desconhecer se foi ou não tratada recentemente, não deixe o seu cão comer essa relva!
Alguns cães, além de relva, ingerem outras plantas e flores que podem também ser tóxicas. Nesse caso, convém sempre verificar que plantas tem no seu jardim para não correr riscos (aqui pode consultar uma lista com algumas plantas tóxicas).
Quando deve procurar o médico veterinário?
Pode ser necessário o seu cão ser visto pelo médico veterinário se:
- As quantidades de erva ingeridas forem muito grandes;
- Houver vómitos muito frequentes a seguir à ingestão;
- Surgirem alterações como diarreia, letargia, diminuição do apetite;
- Acha que a comida que está a dar ao seu cão poderá não ser a mais equilibrada;
- Houver ingestão acidental de relva tratada com substâncias sobre as quais não sabe o nível de toxicidade, ou alguma planta ou flor tóxica: a procura de um médico veterinário deve ser urgente nesta situação!
Como posso impedir que o meu cão coma relva?
Se o cão come comida caseira ou uma ração de uma gama mais baixa, pode ser importante começar a dar uma comida personalizada para cães e equilibrada. Se pretender dar alimentação cozinhada e preparada por si, deve consultar um Médico Veterinário especializado em nutrição. Assim será prescrita uma dieta equilibrada consoante as caraterísticas do seu cão.
Se o seu cão fica muito tempo sozinho e sem fontes de entretenimento, deve deixá-lo com vários brinquedos ( alternar, para que seja mais estimulante), dispensadores de comida e, sempre que possível, brinque, passeie e passe um bom tempo diário com ele.
Em alguns casos, poderá ser difícil impedir este comportamento, principalmente se a ingestão for apenas porque o cão gosta do sabor da relva.
Muitas são as teorias para a ingestão de erva e a verdade é que é um comportamento algo comum. Se tiver alguma dúvida em relação a este comportamento no seu cão fale com o médico veterinário que o acompanha.
Joana Silva
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.