A coprofagia (ingestão de fezes do próprio, ou de outros animais), é um comportamento bastante comum. Este pode dever-se a diferentes causas. Perceber porque é que os cães comem fezes é fundamental para chegar a uma solução! Não existe nenhuma fórmula perfeita, mas com diferentes abordagens e (muita!) paciência, podemos caminhar rumo à resolução.
Quais as causas para que os cães comam fezes?
A coprofagia pode ser resultado de problemas médicos ou comportamentais. A maioria das vezes está associada à componente comportamental, mas é importante descartar todos os aspetos que possam estar relacionados.
- Má nutrição
- Problemas de saúde como parasitas intestinais ou problemas de absorção
- Ansiedade e stress
- Punição por parte dos tutores
- Necessidade de atenção / Frustração / Aborrecimento
Sabemos também que a coprofagia é um comportamento natural de exploração e aprendizagem em cachorros até aos 6 meses de idade.
Como impedir este comportamento?
Normalmente, para que consigamos eliminar o comportamento de comer fezes é preciso paciência, pois leva tempo. Tente identificar o porquê para que seja mais fácil chegar à solução.
- Primeiro deve consultar o seu Médico Veterinário para descartar algum problema de saúde, como parasitas ou problemas de absorção intestinal.
- Deve rever a alimentação que lhe dá. É importante que esta seja ração premium, equilibrada nutricionalmente, e seja oferecida na quantidade correta para que o sacie completamente.
- Estimule-o física e mentalmente. Faça vários passeios diários para cansá-lo. Tenha atenção para que não coma as fezes de outros animais! Evite as zonas que sabe que são utilizadas como “wc” para outros cães ou gatos. Outra forma de o manter entretido é ter em casa vários brinquedos interativos com que ele possa brincar e que ele saiba que pode utilizar. Por exemplo, brinquedos que possam ser utilizados na hora da refeição para colocar ração ou snacks.
- Deve limpar as fezes logo que o seu cão defeque. Assim ele não terá oportunidade para as comer. Faça-o sem que o patudo veja, de forma a não criar más associações. E nunca o repreenda!
- Deve separar o local onde o seu cão deve fazer as necessidades do local onde deve comer, para ajudar a não criar confusão.
- Existem produtos, como o Forbid®, que dão um sabor desagradável às fezes e que os desencorajam a comê-las.
E se nada resultar?
Se vir que nada resulta, deve conversar com o seu Médico Veterinário sobre o que se passa! Ele pode ajudá-lo com o que deve fazer a seguir. Trocar a dieta ou identificar algum problema comportamental mais grave pode ser a chave para que se ajuste o tratamento.
Agora que já sabe porque é que os cães comem fezes, não deixe avançar o problema. Este pode tornar-se irreversível! E por mais repulsa que nos possa provocar, há cães que, simplesmente, gostam do sabor!
Joana Almeida
Médica Veterinária dedicada ao Comportamento Animal
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.