Existem diversos motivos pelos quais os cães lambem as patas, desde uma situação comportamental até um sinal de alguma doença.
Se verificar este comportamento de forma frequente deve recorrer ao seu Médico Veterinário para perceber o que realmente se passa para que possa tratar da melhor forma!
Enumeramos algumas causas deste “hábito” nos nossos cães:
Sarna Demodécica
A Sarna Demodécica é causada, pelo parasita Demodex canis, um ácaro que habita no folículo do pêlo. Pode afetar outras áreas do corpo nomeadamente a porção terminal das patas (dígitos).
As lesões características são a alopecia (falta de pelo), eritema (pele vermelha) e descamação.
Geralmente, é uma patologia que não provoca prurido (comichão), mas o posterior aparecimento de pápulas e crostas leva a que os nossos patudos lambam e cocem as regiões afetadas.
O diagnóstico tem de ser realizado pelo seu Médico Veterinário recorrendo a uma raspagem profunda de pele.
Alergia
Os cães, tal como nós humanos, podem desenvolver alergias. Ou seja, uma reação de sensibilidade a determinadas substâncias (alergénios).
As alergias podem ser ambientais, alimentares ou de contacto com alguma substância.
Em alergias localizadas numa região específica poderemos suspeitar de uma alergia de contacto.
Os exemplos mais comuns dos nossos patudos é a alergia a um detergente do chão novo, à relva, a alguma planta presente no jardim onde habitualmente passeia…
O alergénio provoca uma vermelhidão na região da pele com que contactou e leva a uma irritação da mesma, provocando prurido, o que faz com que o cão lamba para tentar aliviar este desconforto.
Alergias alimentares podem também causar comichão em determinadas zonas como nas patas. Para resolver este tipo de alergia, a dieta tem que ser alterada.
O patudo pode beneficiar de uma alimentação sem cereais. Em alguns casos pode ser necessário uma ração hidrolisada.
Na Barkyn, temos ração sem cereais para cães. Personalize a ração para o seu patudo aqui.
Dor
Os cães lambem as patas quando sentem dor ou desconforto. Podem até, em alguns situações, acabar por as mordiscar ou mesmo morder.
A causa da dor nas patinhas poderá estar na presença de alguma ferida na pele, dor articular ou até mesmo algum corpo estranho (como uma pragana, um vidro…) dentro da pele.
Desta forma, é necessário percebermos a causa concreta e, para isso, o mais aconselhado é o seu cão ser examinado pelo seu Médico Veterinário.
Ansiedade e stress
O facto de deixarmos o nosso cão muito tempo sozinho pode fazer com que ele fique ansioso e stressado.
Estes sentimentos podem levar a um comportamento compulsivo: lamber as patas sem parar.
Leia neste artigo mais sobre ansiedade de separação.
Geralmente, quando a causa é a ansiedade e stress, os cães têm por hábito lamber a parte de cima das patas.
Este comportamento, pode, muitas vezes, levar ao aparecimento de dermatites húmidas, que devem ser rapidamente tratadas.
Alguns cães podem ser mais stressados e nervosos podendo adquirir este comportamento por outras razões como mudanças de rotina dos donos em casa ou até mesmo a presença de ruídos intensos como obras provocando ansiedade.
Nestes casos deve procurar deixá-lo entretido com recurso a brinquedos interativos (por exemplo, aqueles que permitem colocar ração ou snacks no seu interior) ou adotar outras estratégias como treino com Especialista.
Patrícia Azevedo
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.