A alergia alimentar é um problema que também pode afetar os nossos patudos, mas por vezes os sinais podem ser confundidos ou passar despercebidos. Conheça os sinais que o podem fazer desconfiar desta condição.
O que são alergias alimentares?
É uma reação do organismo a determinados alimentos, normalmente uma fonte de proteína como o frango, mas pode ser qualquer ingrediente, que desencadeia uma série de sinais clínicos no animal, mais ou menos severos, consoante a sua sensibilidade.
Sinais de alergia alimentar em cães
Os sinais de alergia alimentar podem surgir rapidamente, minutos ou horas, após a ingestão do alimento, ou mais tardiamente.
- Prurido (comichão) – Este é o principal sinal de alergia alimentar, mas também pode ser sinal de qualquer outra alergia de outra causa, como ambiental ou por contacto, ou outros problemas dermatológicos. Assim, se o seu cão apresentar prurido não significa que esteja perante uma alergia ambiental, pois para confirmar é necessário sempre uma avaliação completa.
- Eritema (pele vermelha) – Mais uma vez este não é um sinal exclusivo de alergia alimentar, mas quando presente com outros sinais como o prurido e uma avaliação pelo Veterinário sugestiva, pode ser também um forte indício deste problema no patudo.
- Otites – Cães com alergias alimentares podem apresentar otites recorrentes, que muitas vezes depois de tratadas voltam a surgir em pouco tempo. O mais comum é aparecerem em simultâneo com outros problemas dermatológicos como o prurido e pele vermelha, mas podem também surgir isoladamente.
- Vómitos e diarreia – Apesar dos sinais cutâneos serem mais comuns em situações de alergia alimentar, em alguns casos surgem também sinais gastrointestinais.
Como saber se é alergia alimentar?
Uma vez que os sinais de alergia alimentar não são exclusivos desta condição, o aparecimento dos mesmos requer sempre uma avaliação para verificar qual a sua causa.
Se o seu patudo apresentar estes sinais deve consultar o seu Médico Veterinário para que após uma avaliação faça o diagnóstico.
Se surgirem apenas sinais dermatológicos é possível que o seu Veterinário requeira alguns exames para descartar a existência de outras patologias, pois na maioria das vezes o diagnóstico de alergia alimentar pode ser realizado por exclusão.
Podem também ser recomendada uma dieta de eliminação de forma a descartar a hipótese de alergia alimentar. A dieta de eliminação consiste em dar uma ração com uma fonte de proteína diferente de todas as que o animal alguma vez tenha ingerido. Neste período os snacks estão proibidos! Posteriormente, caso tenha havido melhoria volta-se a introduzir a dieta antiga e, se os sintomas voltarem, conclui-se que a causa seria a alimentação.
Existem também análises ao sangue que podem ser realizadas para detetar se o animal é alérgico a determinados alimentos.
Muitas vezes confunde-se intolerância alimentar com alergia alimentar, por isso o ideal é sempre consultar o seu Médico Veterinário, caso o seu cão apresente algum destes sintomas.
Lembre-se que, para evitar intolerâncias alimentares é importante respeitar uma dieta baseada em ração de boa qualidade, adaptada a cada cão. Sempre que introduzir uma nova ração, deve cumprir o período de transição alimentar!
Patrícia Azevedo
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.