O que é a ração húmida?
A ração húmida ou patês (como comumente chamado) é um alimento rico em humidade (cerca de 80% da sua composição) e subprodutos nutricionais, estando formuladas para preencher todas as necessidades nutricionais diárias do seu cão. Veja aqui como se produz ração húmida.
Quais as vantagens e desvantagens deste tipo de alimento?
Por ser um alimento rico em textura, mais saboroso e com um cheiro mais intenso, existe uma especial tendência para que os nossos cães o prefiram. Como é um alimento rico em humidade ajuda a manter o nosso animal hidratado e a prevenir problemas urinários. Cães com problemas orais e idosos tendem a preferir este alimento, pois é um alimento de fácil ingestão. Nos cachorros, em fase de transição alimentar, pode ajudar a adquirir o comportamento de mastigação. Em cães com excesso de peso, esta alimentação, por ser menos calórica (em alguns casos), torna-se uma boa alternativa à convencional ração seca, além de que, por ser um alimento com mais humidade promove a sensação de saciedade, levando a que este coma menos.
Uma das grandes desvantagens do consumo regular deste tipo de ração é que pode promover o aparecimento de placa bacteriana nos dentes (tártaro). Outra desvantagem é o curto prazo de validade (3 dias após a sua abertura) e o modo de conservação (após aberto deve ser sempre guardado no frigorífico).
Com isto, posso oferecer diariamente alimento húmido ao meu cão?
A resposta é simples: podemos. Tal como acontece na ração seca, é de extrema importância a qualidade da ração húmida que escolhemos. Devemos sempre escolher uma ração equilibrada nutricionalmente e que satisfaça todas as necessidades do seu cão. Deve ainda estar adequada tanto à fase da vida em que o seu cão se encontra como, caso exista, à patologia que o animal tenha.
Maria Beatriz Mariano
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.