A FEDIAF (European Pet Food Industry Federation) define que a atribuição de “natural” deve ser entregue aos alimentos e não à ração como um todo.
Nesse caso, podemos considerar como alimentação natural a alimentação caseira ou a alimentação BARF.
Contudo, existem rações que incluem alimentos naturais (não processados previamente) e que são sujeitos ao processamento físico para obtenção dos grãos de ração.
Que benefícios podem ser encontrados neste tipo de alimentação?
1 – Melhora a saúde no geral, por conter alimentos sem processamento prévio
As rações naturais ou a alimentação BARF incluem alimentos no seu estado natural, sem processamento químico prévio. A alimentação diária à base de ingredientes não processados ajuda na manutenção da saúde no geral, diminuindo a probabilidade do aparecimento de patologias futuras, que se sabe que podem ter como causa a ingestão frequente de produtos processados (como neoplasias).
Encontre aqui a melhor ração natural para cão.
2 – Pode ajudar cães com alergias ou sensibilidade alimentar
Em cães com dificuldade em digerir facilmente alguns ingredientes ou cães com alergias a determinadas fontes proteínas, podem beneficiar de uma alimentação natural. O benefício vai depender do problema em questão do patudo e do tipo de ingredientes incluídos na alimentação.
3 – Se falarmos de alimentação BARF, um dos principais benefícios é favorecer a higiene oral
A alimentação BARF estimula bastante a mastigação e permite a manutenção da higiene oral. Contudo, o grão de algumas rações permite estimular a mastigação de forma a prevenir a acumulação de placa bacteriana.
4 – Graças à qualidade nutricional, deixa a pele hidratada e o pelo brilhante!
A alimentação natural inclui ingredientes de boa qualidade que consequentemente aportam nutrientes importantes para a manutenção da saúde da barreira cutânea. A inclusão de fontes naturais de ácidos gordos ómega-3, como o óleo de salmão, permite que a alimentação seja uma mais valia para a pele e pelo!
Daniela Leal
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.