Raiva Canina: Sintomas e tratamento

 

A raiva canina é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao ser humano e é responsável por 30 a 70 mil mortes humanas por ano (em África, na Ásia e na América do Sul). O prognóstico para animais infetados é mau, culminando na morte em poucos dias, pelo que é extremamente importante a vacinação contra a raiva (a partir dos 3-6 meses).

Pode afetar tanto cães adultos como cachorros de qualquer idade e não existe também predisposição quanto ao sexo. 

 

Qual é o vírus que causa a Raiva e como se transmite?

A Raiva é causada pelo vírus da Raiva, da família Rhabdoviridae. O vírus transmite-se através saliva (quando animais infetados mordem outros animais ou pessoas).

O vírus invade o organismo, atinge o sistema nervoso central do cão, provoca encefalite e leva à morte poucos dias após infeção. Afeta maioritariamente carnívoros, mas todos os mamíferos são suscetíveis.

 

Quais são as principais espécies que podem ser infetadas pelo vírus da Raiva?

  • Raposa
  • Coiote
  • Cão
  • Morcego
  • Texugo
  • Guaxinim

Quais são os sintomas da Raiva?

Os sintomas numa primeira fase incluem alterações do comportamento, apatia e reações exageradas ao ruído e ao toque.

Na fase seguinte a agressividade torna-se evidente, com a manifestação de comportamentos “enraivecidos” (mordem outros animais e objetos).

Na última fase, os músculos da cabeça e do pescoço paralisam, há hipersiália (salivam exageradamente), dificuldade em engolir, culminando na paralisia generalizada que leva à morte.

 

Como se pode tratar?

Não existe nenhum tratamento para a raiva!

É obrigatório que animais com suspeita de terem sido infetados pelo vírus da raiva fiquem em isolamento.

Também animais que tenham estado em contacto com outros suspeitos de infeção, bem como com animais não vacinados que tenham mordido outras pessoas ou animais, sejam colocados, por ordem do Médico Veterinário Municipal.

O isolamento, normalmente, é decretado pelo menos 15 dias (para averiguar o aparecimento de sinais clínicos), por questões de saúde pública.

O tempo de quarentena poderá ser aumentado, dependendo do caso em questão, sempre sob responsabilidade do Médico Veterinário Municipal.

 

Como prevenir a Raiva?

A prevenção passa pela vacinação, a partir dos 3-6 meses de idade. O reforço da vacina deve ser dado anualmente, ou alguns casos a cada 3 anos.

A periodicidade da revacinação é definida pelo laboratório produtor da vacina administrada – informe-se com o seu Médico Veterinário na altura da vacinação.

Existe Raiva em Portugal?

Em Portugal, a raiva está erradicada há alguns anos, tal como em muitos países do mundo. Contudo, o controlo mantém-se através da vacinação obrigatória de todos os cães.

Esclareça as suas dúvidas relativamente a saúde e alimentação com os nossos veterinários e experimente personalizar a ração para o seu cão aqui.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply