O que é a seborreia canina?
A seborreia é um sintoma dermatológico frequente que resulta de alterações na camada de lípidos presente na pele, de irregularidades na produção de sebo e de mudanças no tipo e na quantidade de bactérias e fungos que habitualmente residem na pele dos nossos patudos. Grande parte dos cães apresenta seborreia secundária a outra patologia que os predispõe a um excesso de escamas cutâneas, crostas e/ou oleosidade. As principais causas de seborreia são problemas alérgicos, problemas hormonais e infeções (fúngicas / bacterianas).
Quais são os tipos de seborreia que existem nos cães?
A seborreia pode ser classificada em 2 tipos:
- Seca: presença de escamas brancas / cinzentas (típica aparência de “caspa”), geralmente o pelo apresenta-se baço.
- Oleosa: presença de escamadas gordurosas e com odor desagradável
O diagnóstico da seborreia canina
O diagnóstico do tipo de seborreia é relativamente simples e é feito por observação direta pelo médico veterinário. Posteriormente, deve ser investigada a causa dessa seborreia, sendo necessária a realização de exames complementares tais como, citologia cutânea, raspagem cutânea, análises de sangue, entre outros.
Cuidados a ter
O tratamento vai depender do tipo e da causa da seborreia, por isso, é importante que siga o tratamento prescrito pelo médico veterinário do seu patudo. Alguns cuidados básicos incluem:
- banhos com shampoo hidratante / secante
- dieta equilibrada e com maior teor ácidos gordos (rações de salmão)
- suplementação com óleos de peixe
- escovagens regulares
- desparasitação externa em dia
Sara Alves
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.