Originária da China, esta raça conta com centenas de anos de existência. Apesar de ter sido levada quase à extinção, conseguiu ser recuperada e foi oficialmente reconhecida enquanto raça em 1999.
Características gerais
Altura ao garrote: 44 a 51 cm;
Peso: 20 a 27 kg;
Porte: médio;
Esperança média de vida: 8 a 10 anos.
Encontre aqui ração para raças médias.
Características temperamentais
Calmo, alerta, confiante, independente, inteligente, reservado com estranhos, mas afetuoso e extremamente dedicado aos elementos da sua família.
Nutrição
Um alimento comercial para cães de boa qualidade terá todos os nutrientes que um Shar Pei necessita. Tenha em atenção que, para cada fase de vida – cachorro, adulto e sénior – as necessidades nutricionais variam e, por conseguinte, o alimento comercial terá que ser específico para essa fase.
Encontre aqui ração personalizada para o seu Shar Pei.
Higiene
- Banho – mensal ou ocasional, dependendo da atividade do animal;
- Escovagem – em regra, esta raça apenas perde pelo em maior quantidade duas vezes por ano – outono e primavera – altura pela qual é importante uma escovagem regular;
- Unhas – aparar semanalmente, podendo ser variável dependendo do nível de atividade física e o respectivo desgaste das mesmas. Preferencialmente com uma lima de unhas eléctrica para cães;
- Ouvido externo (orelhas + canal auditivo externo) – deve ser limpo uma vez por semana, com uma solução de limpeza auricular própria para cães. Esta raça tem predisposição a desenvolver otites (inflamação do ouvido), pelo que esta rotina de higiene é importante como meio de prevenção, devendo ser criada desde que o cão é jovem. Veja aqui dicas de como fazer a limpeza dos ouvidos.
Exercício físico
As suas necessidades em termos de atividade física são bastante variáveis. É uma raça com grande capacidade de adaptação ao estilo de vida do seu cuidador, estando preparados tanto para realizar exercício físico o dia inteiro, como para pequenos passeios diários. São cães perfeitamente ajustáveis a viverem em apartamento.
Treino e socialização
Tendo em conta o seu temperamento reservado com estranhos a socialização a partir de cachorro é extremamente importante. Outras características, como a sua inteligência e teimosia, fazem do Shar Pei uma raça que pode, igualmente, beneficiar de aulas de treino. Este tipo de atividades proporcionam uma estimulação a nível mental, direccionando o seu desenvolvimento para um cão adulto equilibrado e bem educado.
Saúde
O Shar Pei é uma raça com predisposição para algumas doenças, nomeadamente:
- Oculares – entrópio, glaucoma, displasia da retina, degenerescência aguda da retina;
- Respiratórias – síndrome braquicefálica;
- Gastrointestinais – doença inflamatória intestinal;
- Musculoesqueléticas – displasia da anca e/ou cotovelo, luxuação patelar;
- Imunomediadas – tiroidite, pênfigo foliáceo;
- Dermatológicas – dermatite atópica, demodicose, foliculite, dermatite por malassezia, otite externa;
- Neoplasias – histiocitoma cutâneo, sarcoma histiocítico, linfoma gastrointestinal, mastocitoma, melanoma oral.
Caso queira saber um pouco mais sobre esta raça consulte aqui outro artigo.
Sílvia Honrado
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.