A raça Teckel, ou os “cães salsicha”, como são gentilmente apelidados, são cães de porte pequeno, mas personalidade enorme.
Tiveram origem na Alemanha e possuem uma constituição muito particular, com corpo alongado e as patinhas curtas, derretem corações por onde quer que passem! Venha descobrir mais sobre esta raça.
Estes, também, são designados de dachshund. Este último termo traduz-se à letra para “cão texugo”.
Foi assim denominado por ser um cão selecionado por caçadores para ser ágil, resistente, e pequeno o suficiente para entrar nas tocas de animais como lebres ou coelhos e levá-los a sair dos seus esconderijos.
Teckel – Características Físicas
Os Teckel são animais de corpo geralmente cilíndrico e alongado, patas curtas e orelhas caídas. Os cães adultos pesam entre 3 e 11 Kg.
O comprimento varia conforme a categoria, pois o tamanho Standart tem mais de 35 cm, o mini até 30 cm e o anão oscila entre 30 a 35 cm.
Em geral, podem ser divididos em três categorias de tamanhos, do maior para o menor, respetivamente:
- Teckel standard
- Teckel anão
- Teckel miniatura
Tens questões sobre a nutrição ou a saúde do seu Teckel? Aconselhe-se com um dos nossos veterinários!
Pelagem
A sua pelagem também pode variar entre:
- Teckel de pelo comprido, sedoso e brilhante,
- Teckel de pelo cerdoso e rijo e com barbicha
- Teckel de pelo curto e suave, junto ao corpo.
Cores da raça Teckel
Todas as categorias anteriores podem aparecer em diversas cores: vermelho, amarelo e vermelho-amarelado, bicolor no tom preto-acastanhado e ainda exemplares pintalgados com uma base de cor escura e pintas mais claras.
Personalidade e Treino
No que diz respeito à personalidade dos Teckel, estes são cães muito energéticos e amigáveis com a sua família, mas têm um impulso de presa muito forte, pelo que têm tendência a perseguir e atacar animais pequenos.
A socialização, desde tenra idade, é fundamental para moldar a natureza desconfiada destes cães.
Mas, uma vez controlada, são afáveis e fantásticos em ambiente familiar e junto de crianças! Gostam de ser estimulados e são animais extremamente inteligentes.
Saúde
Devido à sua morfologia corporal e desproporção esquelética, esta raça é propensa a lesões de disco intervertebral.
As hérnias intervertebrais são patologias comuns nesta raça e são normalmente causadas por episódios súbitos e/ou traumáticos: após exercício físico intenso, saltos ou brincadeiras mais bruscas.
Outras doenças que podem acometer animais desta raça são: luxação da rótula, atrofia progressiva da retina e hipotiroidismo.
Cuidados a ter com o seu Teckel
Estes cães adaptam-se facilmente à vida urbana e em apartamentos, mas sendo um caçador requer passeios e estimulação e brincadeiras regulares.
Quanto aos cuidados com o pelo, os exemplares de pelo liso requerem higiene básica, enquanto que, o pelo longo precisa ser escovado uma ou duas vezes por semana.
A alimentação equilibrada é fundamental para que o seu patudo se mantenha saudável! Na Barkyn encontre a ração personalizada para o seu Teckel.
Helena Ferreira
Médica veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.