Tipos de Pit Bull que existem

Segundo o FCI (Federação Cinológica Internacional) a raça Pit Bull não é reconhecida e o termo “tipos de Pit Bull” que existem também não é oficial. O que é oficial são os “Terrier do tipo Bull”.

O que são os terrier de tipo Bull e que “tipos de Pit Bull” existem?

Reza a história que o American Pit Bull Terrier nasceu nos Estados Unidos da América como resultado de cruzamento de raças originárias de Inglaterra, o Bulldog e o Terrier já extinto. Apesar de não ser uma raça reconhecida pela FCI, podem ter diferentes cores de nariz como cinzento, preto e vermelho. Deste cruzamento foram sendo selecionados cães que vieram a tornar-se fortes, com excelente massa muscular, resistentes mas muito fiéis aos seus amigos humanos. Assim surgem os “Terrier de tipo Bull”, definidos pelo FCI, na secção 3 do grupo 3, os Terrier. Conseguimos ver então os “tipos de Pit Bull” que existem.

Bull Terrier

Oriundo da Inglaterra, foi exibido pela primeira vez em 1862. De porte médio, são musculados e a sua principal característica é a forma da cabeça onde não existe o vulgarmente chamado de “stop” que é a depressão fronto-nasal. Assim, visto de perfil, parece fazer uma linha perfeita até ao nariz. Os cães Bull Terrier são carinhosos e divertidos mas muito obedientes e leais.

Bull Terrier Miniatura

O seu aparecimento é coincidente com o Bull Terrier, sendo apenas uma versão de porte pequeno. Com as mesmas características, é procurado também pelo seu tamanho inferior.

Staffordshire Bull Terrier

Oriundo de Inglaterra, foi muito popular na região de Staffordshire. De porte médio, são muito amigáveis e dóceis mas também obedientes, fiéis e protetores.

American Staffordshire Terrier

Oriundos dos Estados Unidos da América, têm um porte superior ao Staffordshire Bull Terrier, podendo os machos atingir 32Kg em adultos. Os cães American Staffordshire Terrier são corajosos, musculados mas também brincalhões.

São raças que infelizmente foram selecionadas há muitos anos para fins menos corretos como lutas entre eles ou com outros animais como touros. Felizmente hoje em dia essas situações diminuíram, são punidas por lei e devem ser denunciadas.

Em Portugal o Pit Bull é reconhecido como uma das raças de cães considerados potencialmente perigosos bem como o Staffordshire Terrier e o American Staffordshire Terrier. Se têm um cão destas raças ou cruzamento de raças deve informar-se das obrigações legais que tem que cumprir.

Joana Silva

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags: