Já todos sabemos os benefícios de se ter um animal de companhia, e vários estudos demonstram, que a sua presença teve um impacto muito importante no nosso equilíbrio emocional durante a pandemia. O facto de estarmos mais tempo em casa foi bem aceite pelos nossos “cãopanheiros”, claro! Como animais sociais, o facto de estar junto a elementos do seu grupo traz conforto e segurança. Mas o facto de estarmos presentes, não significa que estamos disponíveis. E isso, foi algo que os baralhou. Para aqueles que, mesmo após o desconfinamento, mantêm o teletrabalho, aqui ficam 4 dicas para trabalhar em casa com um cão.
Crie uma rotina consistente para o seu cão
Estipule horários para a alimentação, exercício e tempo de qualidade juntos, assim como o período em que está “ocupado”. A previsibilidade traz segurança e diminui a ansiedade e reatividade.
Mas seja flexível. Esteja preparado para ajustar a sua rotina de trabalho para ir de encontro às necessidades do seu cão, incluindo pausas regulares para passear e brincar.
Para trabalhar em casa com um cão, estabeleça regras bem definidas
É importante que o seu cão saiba as regras e os limites que não podem ser ultrapassados. Assim, o treino de obediência básico é fundamental. Comandos como “senta” e “fica” serão cruciais para que consiga ter momentos para se dedicar ao seu trabalho.
O primeiro passo será promover a autonomia do seu cão. Isto pode ser feito com brinquedos interativos e brincadeiras.
Dedique uma área específica da casa para o seu cão
Para nós trabalharmos, precisamos estar confortáveis e num local sem distrações. Para o seu cão, aposte numa cama confortável e brinquedos interativos para o manter entretido. Pode também optar por esconder a sua comida preferida, fazendo com que fique entretido mais tempo.
Pode ser ao pé de si, ou noutra divisão. Certifique-se de que o espaço de trabalho é seguro para o seu cão, removendo qualquer objeto perigoso ou tóxico que lhe possa causar lesões.
Incorpore exercícios e brincadeira ao longo do seu dia de trabalho
Quando trabalha em casa com um cão, é importante incluir exercícios e tempo de brincadeira no seu dia de trabalho. Além de ser benéfico para a saúde do seu cão, também vai melhorar a sua produtividade e concentração.
Os cães precisam de estimulação mental e física. Por isso, aproveite as suas pausas para levar o seu cão ao parque para que gaste energia. Aposte em brincadeiras de “busca” e quebra-cabeças para que o seu cão se “canse” e assim tenha menos probabilidade de o interromper durante o seu período de trabalho. Aproveite estes momentos também para o treinar com uns biscoitos saborosos.
Pronto para trabalhar em casa com um cão?
Embora trabalhar em casa com um cão possa ter muitos benefícios, também pode apresentar desafios únicos. O segredo está em encontrar um equilíbrio entre o trabalho e os cuidados com o seu cão, para garantir que ambos estejam a receber a atenção adequada.
Joana Antunes de Almeida
Médica Veterinária dedicada ao Comportamento e Bem-estar Animal