O cão de raça Labrador Retriever continua a ser um predileto da maior parte das pessoas, pela sua personalidade e também pela sua beleza. Vamos ajudá-lo a saber tudo acerca desta raça maravilhosa!
Cão de raça Labrador – Características
O cão de raça Labrador tem uma aparência compacta, com crânio e peito largos, e pescoço musculoso.
A sua pelagem é curta, mas bastante densa, existindo uma camada de sub-pêlo impermeável, que lhes permite suportar mais tempo dentro de água, onde as suas caudas robustas funcionam como leme.
Características físicas do macho Labrador
- Altura do garrote: 56 a 60 cm
- Peso: 28 a 40 Kg
Características físicas da fêmea Labrador
- Altura do garrote: 54 a 58 cm
- Peso: 25 a 35 Kg
Cõ de raça Labrador: cores possíveis da pelagem do cão
Existem três cores, nomeadamente preto (cor dominante), castanho e amarelo.
Cruzar labradores de cores diferentes
De uma forma muito sucinta, seguem alguns exemplos de cruzamento de labradores de cores diferentes:
- Entre pretos puros, só nascerão filhotes pretos.
- Entre pretos (com o gene da cor amarela) e amarelos nascerão cachorros pretos e/ou amarelos.
- Entre amarelos, nascerão cães amarelos.
- Entre pretos (com o gene de cor castanha) e castanhos, nascerão cachorros pretos e/ou castanhos.
- Entre castanhos, nascerão cães castanhos
Cão de raça Labrador – Temperamento e Personalidade
O Labrador é uma raça bastante equilibrada, inteligente, brincalhona, dócil e fácil de educar / treinar. São cães que estão sempre aptos para nadar, brincar e caminhar na companhia do seu dono!
Sendo considerada uma das melhores raças de cães para crianças, estes adoram brincadeiras! Por isso, se procura uma companhia leal e afetuosa, é neles que a vai encontrar!
Destacam-se como ótimos cães de família, no entanto, embora aprendam com facilidade e rapidez, requerem um treino firme, dada a sua teimosia.
Além disso, detestam estar sozinhos e têm uma energia inesgotável, pelo que os Labradores necessitam de uma boa dose de exercício diário.
Perante as suas características, são procurados muitas vezes para desempenhar funções de trabalho, como cães polícia ou cães-guia.
Origem do cão Labrador Retriever
Acredita-se que os Labradores Retriever tenham origem na costa da Terra Nova, no Canadá, onde os pescadores os utilizavam para recuperar os peixes que saltavam das redes, puxando-as até terra.
Daí o seu nome: “Labrador” pela província Canadiana do mesmo nome e “retriever” da palavra inglesa “retrieve”, que significa “recuperar”.
As primeiras criações surgiram por parte dos britânicos, que ficaram fascinados, não só pela sua aparência como pela sua aptidão para a caça.
Em 1903, a raça é finalmente reconhecida como independente pelo Kennel Club britânico, fazendo sucesso desde então. As cores amarela e castanha foram aceites para criação mais tarde, juntando-se assim à cor preta original.
Cão de raça Labrador – Cuidados de Saúde
Tal como outros cães de grande porte, os Labradores são predispostos a patologias articulares e ósseas, destacando-se a displasia do cotovelo e displasia da anca, que têm componente hereditária.
Podem efetuar-se radiografias para despiste, de forma a perceber se as doenças estão presentes e qual a sua gravidade.
Atrofia progressiva da retina e cataratas são duas doenças, também com componente hereditária, que podem surgir nos Labradores.
As otites caninas são muito comuns nesta raça, dada a conformação dos seus ouvidos, que favorece o crescimento bacteriano. Por isso, é recomendável a higienização do canal auditivo com bastante frequência.
Deve sempre solicitar ajuda ao seu Médico Veterinário para a escolha do produto de higiene adequado.
São cães muito gulosos, com tendência a comer em demasia e consequentemente ganhar peso extra, existe risco de obesidade.
É importante evitar a obesidade, não só recorrendo a exercício físico, mas também através de uma alimentação correta e equilibrada!
Alimentação do Labrador
Dado pertencerem a uma raça de grande porte, requerem uma alimentação personalizada, exigente, capaz de satisfazer as suas necessidades nutricionais e energéticas.
Selecionar uma ração de alta qualidade, com uma percentagem de proteína adequada, com variedade de nutrientes e de ingredientes de elevado valor biológico é o segredo!
Além disto, é extremamente importante respeitar a quantidade diária recomendada para o alimento escolhido.
Sendo uma raça propensa a apresentar problemas gástricos, a ração deve ser dividida por 3 refeições ao longo do dia.
É de evitar o exercício físico após a refeição, para prevenir a ocorrência de dilatação e torção gástricas, que são casos de extrema urgência!
Envelhecimento
Os avanços na Medicina Veterinária preventiva têm feito com que o tempo de vida dos nossos cães aumente.
Os Labradores são considerados cães seniores após os 7 anos de idade e os problemas começam a aparecer ou a agravar-se!
É importante prevenir problemas ósseos e articulares, com recurso a condroprotetores e a ração específica para sénior, intensificar os cuidados de higiene tanto a nível de pelagem, de ouvidos e de dentição com a acumulação de placa bacteriana nos dentes, levando ao aparecimento de tártaro.
Nesta fase, merecem cuidados especiais e visitas mais frequentes ao Médico Veterinário.
Ana Matias
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.