Hipopigmentação: o que é?
O vitiligo é uma doença rara em que há destruição dos melanócitos, células que dão cor à pele e à pelagem. Os patudos que sofrem desta doença apresentam despigmentação, ou seja, perda da pigmentação natural da pele e do pelo, que adquire, geralmente, a cor branca ou rosa claro.
Quais as principais causas do vitiligo?
Ainda não se conhece quais são as causas exatas da ocorrência do vitiligo no cão, contudo, está provado que é uma doença hereditária, por isso, patudos que sofram desta patologia não devem ser utilizados como reprodutores. É importante referir que esta doença não é contagiosa.
Quais os principais sintomas do vitiligo?
Como referido acima, os principais sintomas do vitiligo são a despigmentação da pele e do pelo, que ocorre mais frequente, na face e no nariz, podendo ainda afetar, unhas e almofadinhas plantares. As lesões são habitualmente simétricas. As raças mais predispostas a esta patologia são Rottweilers, Doberman pinschers, Collies e Schnauzers Gigantes.
Como se pode diagnosticar?
O diagnóstico é baseado na história clinica e no exame físico realizado pelo médico veterinário. Para se obter um diagnóstico definitivo, é necessária a realização de uma biopsia de pele, e respetivo exame histopatológico. Está também indicada a realização de análises sanguíneas para despistar outras doenças.
Há algum tratamento possível?
O vitiligo é uma doença apenas estética, e, de certeza, que o seu patudo só vai ficar (ainda!) mais especial com umas manchinhas brancas. Não estão descritos tratamentos eficazes, no entanto, é importante a utilização de proteção solar nas zonas de pele despigmentadas, para que não ocorram dermatites secundárias aos ultra-violetas.
Sara Alves
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.