Weimaraner: personalidade e crianças

Será que o Weimaraner é o cão ideal para a minha família?

O cão da raça Weimaraner é de grande porte, com musculatura desenvolvida e com uma grande apetência para atividade física como corridas, caminhadas e outras brincadeiras, sendo uma raça que foi desenvolvida inicialmente para a caça. É um cão que precisa de uma família com tempo para o exercitar diariamente, uma vez que tem uma alta necessidade de gastar energia. É também um cão que, por norma, cria um vínculo muito forte com a sua família e, por isso, tem mais tendência a desenvolver ansiedade por separação. Não deve por isso ser deixado muito tempo sozinho em casa, uma vez que podem ser observados vários comportamentos resultantes do stress, nomeadamente, comportamentos destrutivos. Pode procurar entretê-lo com brinquedos interativos, como por exemplo os que permitem colocar snacks no seu interior!

Encontre aqui a melhor ração para raças grandes.

Como é o convívio do Weimaraner com outras espécies animais?

Sendo o Weimaraner uma raça com um forte instinto de caça, deve haver algum cuidado com animais de pequeno porte como gatos, coelhos, porquinhos da índia, etc. No entanto, se o cachorro for sociabilizado com estas espécies, o seu convívio é perfeitamente possível.

Como é o seu relacionamento com crianças?

É considerado um cão de família, muito leal e protetor, com facilidade de relacionamento com crianças, especialmente se o convívio ocorrer desde cedo. Apesar de ser um cão bastante paciente com crianças, é sempre importante que haja supervisão de um adulto, umas vez que muitas vezes estas, especialmente em idades mais precoces, não sabem quais os limites e brincadeiras que podem ter com o seu cão. Esta supervisão também é importante devido ao seu porte consideravelmente grande, podendo magoar a criança acidentalmente.

Devo investir em treino?

Sim!  Trata-se de uma raça que tem facilidade de aprendizagem e que vai beneficiar de um treino precoce, tanto se ensinar em casa os comandos básicos, como recorrendo a um treinador ou aulas para cachorros. Estas últimas têm também a vantagem de ajudar na socialização com outros animais.

Assim sendo, desde que disponha de tempo e atenção suficiente para dedicar a este cão, poderá perfeitamente ser o companheiro ideal. Caso tenha um estilo de vida mais ocupado, é possível que esta não seja a raça ideal para a sua família.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply